Cursos das melhores instituições de ensino do país

Quer começar o ano de 2021 estudando em uma das melhores instituições de ensino do país e, melhor, totalmente de graça? Então, não deixe de conferir todos os Cursos SENAC 2021 oferecidos gratuitamente a população. Faça um dos Cursos SENAC 2021 e conquiste as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Com certeza você já deve ter ouvido sobre o SENAC. Existente há mais de 60 anos no Brasil, vem contribuindo ativamente na formação de pessoas para o mercado de trabalho voltado para os setores de comércio de bens, serviços e turismo.

Muitas bolsas de estudos são oferecidas para a população de baixa renda através do PSG ou Programa SENAC de Gratuidade. Os cursos possuem duração de até 160 horas e são ofertados em praticamente todas as unidades.

✓ Veja como se tornar um Jovem Aprendiz 2021!

Para sem contemplado com uma das bolsas parciais ou integrais, os candidatos devem atender todos os requisitos, etapas e critérios que a instituição estabelece. Com essa ação de favorecer as pessoas mais carentes, o SENAI contribui para a inclusão e dedicação permanente a todas as necessidades dos trabalhadores brasileiros.

Quem pode fazer um dos Cursos SENAC 2021?

Para distribuir essas bolsas aos candidatos de forma justa, é preciso que eles atendam aos requisitos obrigatórios. Portanto, se você quer fazer um dos Cursos SENAC 2021, confira os requisitos a seguir:

  • Não estar matriculado em nenhum dos cursos gratuitos oferecidos pelo SENAC;
  • Não estar participando de nenhum processo de concessão de bolsas do SENAC;
  • Não ter abandonado nenhum curso gratuito do SENAC nos últimos 24 meses;
  • Pertencer a uma família que tenha uma renda per capita familiar de até 2 salários mínimos mensais (R$ 1.908,00).

Como funciona a concessão de bolsas?

Quem quiser fazer um dos Cursos SENAC 2021 gratuitamente deverá ficar atento aos prazos de abertura das inscrições.

✓ Saiba quais são os cursos oferecidos pelo PRONATEC 2021!

A inscrição nos cursos gratuitos acontece 2 meses antes do início do curso e tudo é feito de maneira online. Elas abrem às 12 horas e se encerram até que se complete 3 inscrições por vaga ou até 5 dias úteis antes do início do curso.

Assim que você entregar os seus documentos na instituição, a efetivação da sua matrícula acontece.

Lista de Cursos SENAC 2021 gratuitos

A lista de Cursos SENAC 2021 gratuitos é bem extensa e de diferentes áreas. Abaixo, vamos te dar apenas alguns exemplos de cursos que você pode fazer gratuitamente. Confira:

  • Administração Geral;
  • Comércio Exterior;
  • Contabilidade;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças;
  • Gestão Executiva;
  • Gestão de Pessoas;
  • Liderança;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Relações Internacionais;
  • Técnicas Secretariais;
  • Vendas;
  • Criação e Desenvolvimento de Produtos;
  • Cultura e Comportamento;
  • Modelagem;
  • Negócios da Moda;
  • Bebidas, Serviços e Gestão;
  • Confeitaria;
  • Cozinha;
  • Panificação;
  • Nutrição.

Vagas e inscrições para os Cursos SENAC

As vagas para os Cursos SENAC 2021 serão ofertadas provavelmente durante o ano todo. É preciso ficar atento às informações no site do SENAC da sua cidade.

Para exemplificar o processo de inscrição. vamos utilizar o estado de São Paulo.

São apenas 4 etapas que você deve seguir para fazer a sua inscrição. Conheça quais são elas:

  • Visite esse site oficial e crie o seu cadastro;
  • No menu, clique na opção “Bolsas de estudo”;
  • Em seguida, clique em “Consultar vagas”, escolha a unidade e o curso que quer fazer;
  • Verifique todas as informações sobre o curso e se atender a todos os pré-requisitos – se estiver tudo certo, clique em “Sim”;
  • Informe a situação profissional da sua família com a renda de todos;
  • Digitalize todos os documentos obrigatórios ou apresente-os pessoalmente na unidade em que deseja estudar.

Você saberá o resultado por e-mail provavelmente, então, fique atento a sua caixa de entrada. Boa sorte!

Desconto do IPVA RJ não vai ser aplicado este ano

Aqui você consulta o IPVA 2021 RJ que está à disposição no Detran e no banco Bradesco para pagar na data indicativa nas tabelas de vencimentos, dependendo do final de placa (veículos terrestres).

Caso pague divido, estão sendo retiradas nos vencimentos, não se deve admitir a contraversão das duas últimas parcelas. O cooperador IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Deve se propor com múltiplos postos de recepção, um pouco para informações totais, outros para temas específicos na Capital.

Clique aqui e tenha acesso a todas informações a respeito desse imposto.

Passo a Passo IPVA RJ

  • Etapa 1) Entre no site do Bradesco, na opção “Tributos”;
  • Etapa 2) Clicar no link “DETRAN RJ – GRD, DUDA e GRM”. Este serviçal aceita a emissão da Guia de Arrecadação de IPVA;
  • Etapa 3) A página mostra vários aplicativos de envio do Documento ou da Guia de Arrecadação, até mesmo o link para a emissão da Guia de IPVA;
  • Etapa 4) Avisar o código do RENAVAM do veículo que fazer parte do documento de registro, sem ponto e hífen. Exemplo: RENAVAM = 123456789
  • Etapa 5) Escolher o Exercício para o qual espera gerar a guia de arrecadamento.
  • Etapa 6) Clicar em “Consultar”.

Com o geramento da Guia de Arrecadação do IPVA que deve ser impressa pelo cooperador.

Imprimir

Para tirar o documento clique no link “Imprimir esta consulta”. Ele sairá para a página de impressão, onde que devesse receber a impressão clicando na tecla de impressão do navegador. Teve problema na impressão? Siga as opções.

Vantagens e Desvantagens dos Cursinhos Pré-Vestibular Online

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a forma padrão de ingresso para as universidades públicas e privadas do país. Este é um dos exames mais concorridos do mercado e para conseguir se sair bem nele, é preciso muita preparação.

Por isso, muitos estudantes optam por fazer um curso pré-vestibular e aumentar as suas chances de conseguir passar na prova do Enem.

Esses cursos são ofertados tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância (EAD). O curso EAD tem ganhado bastante espaço entre os estudantes, mas será que vale a pena? Veja a seguir vantagens e desvantagens do pré-vestibular online:

VANTAGENS

Objetividade

O curso online tem como maior foco a praticidade e a otimização de tempo, portanto os conteúdos são devidamente distribuídos na carga horária disponível da melhor forma. Sendo assim, os cursos online tendem a ser mais objetivos para que possam abordar todos os assuntos ENEM 2021.

Economia

Assim como todos os cursos da modalidade à distância, o pré-vestibular online irá ser mais em conta. Isto porque, a instituição não terá grandes gastos através da plataforma digital. E você pode encontrar cursos de qualidade em um precinho vantajoso.

Praticidade

Para quem tem uma rotina agitada e pouco tempo disponível para estudar, o cursinho online será uma opção promissora. Como você não precisará gastar tempo com locomoção, a mobilidade será um ponto a se considerar. Além disso, o estudante tem a praticidade de assistir as aulas como e onde quiser.

DESVANTAGENS

Conteúdos gratuitos

O maior inimigo dos cursos online é a quantidade de material gratuito disponível na rede. Os estudantes podem encontrar as apostilas gratuitas Enem 2021 e começar a se preparar para a prova sem custos adicionais. Nem todo o material ofertado na internet é confiável, mas pesquisando bem você pode acabar encontrando várias apostilar e provas úteis.

Comunicação

Para quem está acostumado com o modelo tradicional de sala de aula, passar para um curso não presencial pode ser um grande choque. O principal motivo que pode fazer o estudante não optar pelo curso é a falta de comunicação direta com o tutor da aula. Claro que esses procedimentos podem ser realizados em algumas partes da aula, ainda online, mas a comunicação não será sempre instantânea.

Comodismo

Claro que o pré-vestibular online estará oferecendo para as estudantes vantagens incríveis como o horário flexível. O que também pode ser um problema, quando o aluno não possui autodisciplina e deixa tudo para depois!

Licenciamento se tornou algo completo demais e burocrático

O licenciamento 2021 SP de veículo é uma tarefa anual do proprietário que tem o objetivo de cumprir determinação da legislação vigentes, o fluxo de renovação contempla validação relacionada a recolhimento dos impostos, taxas, multas de trânsito.

Uma importante etapa deste fluxo é o pagamento do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro que pode ser acionado após análise em caso de acidentes com automóveis que circulam por vias terrestres (terra ou por asfalto).

Uma das principais funções do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre)  é cobrir até determinado valor e após de uma avaliação prévia pela autoridade itens como danos pessoais, portanto não há cobertura para danos materiais que se enquadra nos perfis como incêndio do automóvel, roubo, colisão.

Obrigatório devido a Lei 6.194/74 ele possui cobertura cada qual com sua abrangência em situações de morte devido a acidente com automóveis em via terrestre ou pelas cargas transportadas por esses automóveis nestas vias. Acidente na mesma situação anterior que gerou invalidez permanente total ou parcial, despesas médicas com o mesmo perfil acima.

Em cada uma destas situações é realizado uma avaliação pela autoridade competente.Para que seja possível realizar o pagamento do licenciamento 2021 primeiramente deve ocorrer o pagamento de todos os débitos previamente relacionados e constantes do cadastro do veículo, inclusive taxa de serviço de trânsito e despesas de processamento/postagem.

Por exemplo em alguns municípios ocorre o programa de inspeção e manutenção de veículos sua função é inspecionar todos os veículos registrados neste município, controlando a emissão de poluição do ar para melhorar a qualidade de vida da população.

O proprietário do veículo pode realizar o licenciamento mesmo sem ter realizado a inspeção, porém não isenta o veículo de realizar seguindo o calendário. Caso não seja realizado a inspeção dentro do prazo, segue-se as devidas penalidades administrativas, o proprietário fica impedido de licenciar o automóvel no ano seguinte ou realizar transferência (de propriedade ou de município).

Ao completar todo o processo será emitido o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que permite a circulação pelas ruas e estradas de todo o país. Trata-se de um sistema integrado, que pode ser consultado inclusive pela nossa polícia, o documento é de porte obrigatório do proprietário ou do condutor do veículo.

Cada estado de nossa nação está preparado em conjunto com a autoridade de transito de realizar o processo de emissão do respectivo CRLV do veículo. Caso seja identificado débitos.Após a quitação dos licenciamento é expedido o documento Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

O condutor deve sempre manter o licenciamento do veículo com ele quando estiver dirigindo pois é de porte obrigatório, a falta deste documento pode acarretar diversos problemas com base na legislação vigente como por exemplo: apreensão do veículo, multa na carteira.

Atualmente o proprietário pode realizar o licenciamento do veículo através de sistema eletrônico de licenciamento que possui convênio com as principais instituições bancárias privadas e públicas geralmente em suas funções de pagamento.

No documento existe o número referente ao registro do veículo. Os estados de nossa nação tem a capacidade de emitir este certificado que torna-se válido em todo o território.

O documento deve ser renovado anualmente, sendo de porte obrigatório, este documento também é conhecido como CRLV e sua liberação ocorre somente após a quitação de todas as dívidas perante o Detran como seguro obrigatório, IPVA e multas.

O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é um imposto cobrado anualmente existe uma divisão do dinheiro arrecadado uma parte entre o município do veículo foi emplacado e cofres públicos, o valor cobrado por esse imposto é calculado a partir do valor do veículo.

O DETRAN de cada localidade disponibiliza em seu website ou por telefone informações sobre o licenciamento 2021 RJ. O valor pode sofrer alteração dependendo do local e do tipo de veículo. Dúvidas sobre esse processo entre em contato com a autoridade de trânsito de sua localidade.

Bolsas de estudo é só para quem estudou em escola pública?

O Programa Universidade para Todos possui dois tipos de Bolsa de estudo. Veja quais são:

Bolsa Integral – É uma bolsa com 100% de desconto, sendo assim o candidato que obter essa bolsa não deverá pagar nada a instituição superior que se matriculou através do Prouni.

Esse tipo de bolsa é reservado para todos aqueles estudantes que tem uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Bolsa parcial – É uma bolsa de 50% de desconto, desta forma o candidato a vaga vai pagar metade do valor da mensalidade da instituição de ensino superior que você se matriculou por meio da inscrição do Prouni 2021.

Esse tipo de bolsa Prouni 2021 é reservado a todo aquele estudante que possuir uma renda familiar mensal de até três salários mínimo por pessoa.

Após compreender essas valiosas informações não deixe de realizar a sua inscrição no Prouni 2021 e obter uma das vagas disponibilizadas por meio do programa. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente o que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais rápido possível.

Caixa e BB iniciam quinta fase de pagamento de abono do PIS/PASEP

PIS e PASEP são sempre escritos juntos e sempre possuem referências semelhantes em textos. Na verdade, não são a mesma coisa. Mas são tão parecidos que entendendo as funcionalidades de um se está automaticamente compreendendo o outro. As poucas diferenças entre PIS e PASEP são simples de entender também.

PIS e PASEP são direitos do trabalhador

As siglas PIS (que quer dizer Programa de Integração Social) e PASEP (com significado Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) devem ser comuns e de fácil entendimento a todo trabalhador brasileiro. São direitos do trabalhador há mais de 50 anos e uma obrigação de contribuição do patronato quando a carteira está corretamente assinada.

Os dois nomes referências a uma contribuição mensal realizada pelas empresas em valor individual pago por cada funcionário. Não há desconto no salário por cumprimento da jornada de trabalho. É um direito adquirido para ajudar no pagamento de seguro desemprego e abono salarial.

Qual a real diferença entre PIS e PASEP?

A finalidade dos dois é a mesma, o uso igual, mas há uma diferença entre PIS e PASEP crucial. O PIS é voltado para o funcionário de empresa particular e o PASEP é apenas para funcionário público.

Apesar de ser admitido apenas por concurso, o funcionário de empresa pública também possui direitos trabalhistas. Sua contratação é efetivada por carteira assinada, faz e recebe suas contribuições mensais, aposenta-se pelo INSS e pode ser demitido também.

Quando será usado PIS e PASEP?

De primeiro momento a empresa vai fazendo os pagamentos à Caixa Econômica Federal e o funcionário não tem acesso ao valor. Mas ao entrar na lista de desemprego, se a empresa pagou todas as contas direitinho todos os meses os benefícios podem ser requisitados.

Após ficar desemprego é só dar entrada no processo do seguro desemprego para receber uma ajuda de custo mensal de até seis meses. Varia de acordo com o tempo trabalhado e função, sendo de apenas um salário mínimo. O funcionário ainda em atuação pode todos os anos solicitar seu abono atual ou retroativo também.

O saque de ambos pode ser feito em dois momentos: desemprego e aposentadoria. Os órgãos que tomam conta do PIS e PASEP são diferentes. O PIS possui como administrador do valor a (CEF). Já o PASEP é o Banco do Brasil (BB).

Quem possui direito a ter PIS e PASEP?

Se está trabalhando com carteira assinada possui o direito. O cadastro em ambos é feito no momento de assinar pela primeira vez a carteira. Mesmo mudando de emprego o número continua o mesmo. Também chega na residência um Cartão Cidadão para ajudar no saque do abono salarial e seguro desemprego.

O correto é que todo trabalhador com sua carteira assinada por ao menos um mês (30 dias) no ano anterior tenha direito tanto ao PIS como PASEP. Mas se houver algum bloqueio nas agências de saque possivelmente a empresa não fez o devido pagamento.

Neste caso é só procurar a empresa para solucionar o problema ou judicialmente porque é um direito previsto por lei.

Requisitos Para o Seguro Desemprego

Um trabalhador qualquer deve cumprir sua carga horária completa para que seja possível conseguir uma boa remuneração ao final do mês, sendo que, normalmente, o salário disponibilizado por uma empresa a qualquer um de seus funcionários é fixo e, normalmente, está de acordo com o mercado de trabalho atual, disponibilizando o mesmo valor para determinada pessoa de acordo com suas experiências e podendo variar conforme seu desenvolvimento no estabelecimento em questão.

A principal das dificuldades que muitos profissionais sofrem é quando os mesmos são dispensados de seu trabalho, tornando-se desempregados e havendo a insegurança de ficar sem qualquer cargo por um período de tempo significativo.

Saiba mais sobre seguro desemprego

O seguro desemprego 2020 é um benefício que permite auxiliar todos os profissionais que encontrarem-se sem cumprir qualquer tipo de função, sendo que este benefício é entregue à todos os antigos funcionários de uma empresa, fazendo com que os mesmos não consigam ser inteiramente afetados pela dispensa do trabalho, havendo um auxílio financeiro para lhe apoiar por um curto número de meses, porém o suficiente para que possa ser encontrado outro trabalho.

Quando requerer?

É indicado que cada profissional se programe para solicitar o seguro desemprego logo que receber a notícia da despedida, sendo que cada funcionário de uma determinada empresa somente poderá solicitar este benefício a partir do 7º dia após sua demissão, válido até o 120º posteriormente a mesma para que o seguro desemprego possa ser lhe oferecido.

O agendamento do seguro desemprego 2020 deve ser feito dentro desta data, caso contrário, o funcionário perderá os direitos que possui para a remuneração dentro do tempo que está sem qualquer tipo de trabalho ou cargo, havendo um prazo mínimo e uma data limite que devem ser previstas pelo próprio solicitante.

Onde requerer?

Você poderá escolher entre alguns locais que permitem a solicitação e requisição deste benefício, sendo que é possível encaminhar-se até uma DRT, Delegacia Regional do Trabalho, para fazer este procedimento, além do SINE, Sistema Nacional de Emprego ou até mesmo em qualquer uma das unidades credenciadas pertencentes à Caixa Econômica Federal, principal expedidor deste órgão, porém a mesma somente é válida para solicitar seguro desemprego para o trabalhador formal.

O valor do seguro desemprego será de 1 salário mínimo de acordo com o ano vigente.

Requisitos para o benefício

Existem alguns requisitos para que seja possível solicitar seu seguro desemprego, sendo que os documentos que devem ser levados até um dos estabelecimentos citados acima são: comunicação de dispensa, o termo para dar entrada no seguro desemprego, termo de encerramento do contrato trabalhista, termo de quitação de rescisão do contrato de trabalho, termo de homologação de rescisão do contrato trabalhista, carteira de trabalho, RG ou certidão de nascimento/casamento (junto com protocolo de requerimento do RG ou habilitação), CNH ou passaporte, comprovante de inscrição no PIS/PASEP, documento de levantamento no FGTS, CPF, além de comprovante dos últimos pagamentos para a comprovação de prestação de serviços dos últimos dois meses.

Aeroporto Internacional de Brasília Abre vagas

A empresa

Depois do aeroporto de Guarulhos, o de Brasília surge no ranking como o  segundo mais movimentado do país. Ele também é conhecido por Presidente Juscelino Kubitschek, como uma forma de homenagear o político que contribuiu para a criação da capital. Fundado em 3 de maio de 1957, o aeródromo tem capacidade para 21 milhões de passageiros. É importante destacar que a sua construção levou apenas alguns meses para ser concluída, já que as obras foram iniciadas em 6 de novembro de 1956.

Esse aeroporto tem um diferencial: ele tem capacidade para receber muitos aviões em um período bastante curto de tempo. Além disso, ele também ocupa a terceira posição quando o assunto é movimentação internacional. Assim, é possível perceber a importância que o BSB tem para a aviação o Brasil.

Ele é administrado pela empresa Inframérica e oferece uma grande quantidade de serviços aos passageiros: guia do passageiro, estacionamento, achados e perdidos e também a possibilidade de ter informações sobre o voo em tempo real. Assim, fica fácil saber se o voo está cancelado, atrasado ou em situação normal.

As pessoas que tiverem interesse em fazer parte do quadro de funcionários do Aeroporto de Brasília devem acessar a área Trabalhe Conosco no site:http://www.bsb.aero/br/trabalhe-conosco/. Lá, o candidato terá de preencher um cadastro, fornecendo alguns dados pessoais e anexando um currículo profissional. Depois de enviado, o currículo passa a fazer parte do banco da empresa e fica à disposição para o surgimento de vagas compatíveis.

Apesar de o candidato ficar livre de preencher a inscrição, em geral, demorada, o capricho na elaboração do currículo deve existir. Se pintar dúvida, no Google é possível encontrar diversos modelos atualizados. Vale ressaltar que as vagas também podem ser localizadas por meio de sites como Trovit (http://empregos.trovitbrasil.com.br/emprego-aeroporto-em-bras%C3%ADlia,-distrito-federal), Infojobs (http://www.infojobs.com.br/vagas-de-emprego-aeroporto-em-brasilia,-df.aspx), Adzuna (https://www.adzuna.com.br/brasilia/aeroportos).

Como ter aprovação no vestibular da Unime

Cerca de 40 jovens participantes do programa Na Trilha do Emprego foram aprovados no vestibular da Unime e, a partir de agora, além de uma qualificação profissional terão uma carreira acadêmica, abrindo novas portas do mundo do trabalho. Os cursos que os jovens do Trilha vão cursar são: Direito, Odontologia, Serviço Social, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Farmácia, Pedagogia e Educação Física.

O grupo que alcançou êxito no vestibular compõe uma turma mantida pela Fundação de Administração e Pesquisa Econômica – Social (Fapes), parceira da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) no programa de formação profissional de jovens entre 16 a 29 anos.

Para prestar um vestibular e ser aceito em uma universidade, é necessário que você já tenha concluído o ensino médio, caso contrario pode adquirir seu diploma de conclusão realizando o Exame do Encceja 2020, que acontece todos os anos e auxilia milhares de jovens a dar continuidade aos seus estudos.

A inscrição no programa pode ser realizada de forma online e dentro do prazo, é importante também que você se enquadre em todos os requisitos.

O Na Trilha do Emprego é uma iniciativa de qualificação profissional do Governo do Estado executada pela Setre com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) para acolher jovens baianos que concluíram ou estão em processo de conclusão do ensino médio, visando sua inserção no mercado de trabalho.

Cursinhos para Ingressar no Enem

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é um exame importante para os estudantes do ensino médio no Brasil porque, além de avaliar a qualidade do ensino médio do país, a nota do ENEM 2020 é, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), usada para acesso em universidades públicas.

Devido à importância do ENEM para passar nas melhores universidades do Brasil, cada vez mais jovens estão procurando cursinhos que vão ajuda-los a ter uma nota melhor no exame.

Realize a inscrição Enem 2020 e conheça os melhores cursinhos para se preparar para o esse Exame.

Os Melhores Cursinhos

Algumas redes de ensino se especializaram em melhorar as notas do ENEM. Além de cursos para provas de vestibular específicas, essas escolas agora dão aulas especiais de preparação para o exame. O Guia do Estudante oferece uma avaliação dos melhores cursinhos do Brasil, de acordo com a região e o estado. Você pode checar seu estado na página sobre cursinhos preparatórios, no endereço http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/cursinhos/.

O site Educação UOL também dá a lista dos vinte melhores colégios de cada estado segundo o ENEM. Essas seriam as escolas com maior média no exame, e são garantia de boas notas individuais. Você pode conferir a lista na notícia sobre as vinte melhores escolas de São Paulo e depois procurar a lista do seu estado na tabela ao final da notícia.

Apostilas Grátis Enem

Para quem não gosta de cursinhos, ou não pode se matricular em um, e tem facilidade de estudar por conta própria, há apostilas especializadas no ENEM, de graça, na internet.

O site Zigg Uol é um exemplo com lista de apostilas para download. Essas apostilas têm toda a matéria cobrada pelo exame, além de questões feitas para testar seus conhecimentos. Essas apostilas podem ser encontradas no endereço http://ziggi.uol.com.br/tag/apostila-enem-2019.

Os arquivos estão todos compactados e em formato pdf. Por isso, atenção, você precisa ter os softwares específicos. Mas, não se preocupe, o Winzip e o Adobe Acrobat Reader são programas grátis.

Para quem não confia em apostilas de graça da internet e gostaria de algo mais confiável, a Abril tem um curso preparatório para o ENEM, com apostilas e áudios. Todo ano eles fazem uma nova versão com atualidades, cobrindo as maiores dúvidas apresentadas no ano anterior e com atenção especial às anotações da banca.