domingo, janeiro 23, 2022

13º Salário INSS 2022: Confira o calendário de pagamento e quem recebe

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das entidades do Governo Federal mais procuradas pela população brasileira. Pelo menos quando o assunto é benefícios e programas sociais. Isso porque, a mesma é responsável pela criação de diversos projetos diferentes. Mas, claro, apenas para aqueles que são contribuintes da previdência social.

Disso, o 13º salário INSS 2022 é um dos benefícios mais esperados. Lembrando ainda que no ano passado tivemos a antecipação do mesmo, principalmente por conta da pandemia do Covid-19. Agora, surgem diversas dúvidas de como o mesmo deverá ser pago nesse ano, e o que podemos esperar.

Quando o 13º salário INSS 2022 será pago?

Conforme mencionamos acima, o benefício foi pago em períodos diferentes, de modo antecipado, nos últimos dois anos. Isso por conta da pandemia do Covid-19, que estava fazendo com que a população brasileira necessitasse e muito de uma ajuda de custo. Algo que com certeza não deverá acontecer nesse ano. Até porque, o Governo Federal já estipulou todas as datas para o 13º salário INSS 2022. Lembre-se que o mesmo é pago sempre em duas parcelas. A primeira já está definida para o mês de agosto, enquanto que a segunda somente para novembro.

13º Salário INSS 2022: Confira o calendário de pagamento e quem recebe

Na verdade, temos até um calendário para tal:

  1. Primeiramente, o benefício final terminado em 1 e 2 recebem em 25 e 26 de agosto, e 24 e 25 de novembro
  2. Posteriormente, para quem tem o benefício final encerrado em 3 e 4 receberá em 29 e 30 de agosto, e 28 e 29 de novembro
  3. Disso, o benefício final terminado em 5 e 6 recebem em 31 de agosto e 1º de setembro, e 30 de novembro e 1º e dezembro
  4. Já para quem tem o benefício final encerrado em 7 e 8 receberá em 2 e 5 de setembro, e 2 e 5 de dezembro
  5. Por fim, benefício final terminado em 9 e 0 recebem o 13º salário INSS 2022 em 06 e 08 de setembro, e 6 e 7 de dezembro

Quem pode receber o 13º salário INSS 2022?

Caso você tenha interesse em receber o 13º salário INSS 202, também é necessário ser um beneficiário da entidade do Governo Federal. E disso, receber alguns dos benefícios abaixo, decerto:

  1. Os diversos tipos de aposentadorias oferecidas ou até mesmo a pensão por morte
  2. Disso, os mais diferentes auxílios também. Como o auxílio-doença, o auxílio-acidente e o auxílio-reclusão

Outros casos

Existem alguns outros casos de recebimento do 13º salário INS 2022. Como por exemplo, para aqueles que receberam benefícios temporários da entidade do Governo Federal. Principalmente aqueles nos quais há previsão de interrupção dos pagamentos ainda nesse ano de 2020. Disso, recebem um valor que é proporcional ao 13º salário.

Já para alguns benefícios assistenciais, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), não podem fazer a solicitação de tal programa social. Até porque, não possuem a filiação ao Instituto Nacional do Seguro Social. A menos, claro, que tenham contribuído de maneira voluntariada, como se fosse um trabalhador autônomo. Nesse caso é liberado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile