quinta-feira, setembro 16, 2021

14º salário INSS não sairá do papel; confira as causas

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas pessoas estão indo atrás do Governo Federal em busca de um amparo financeiro. E estes estão sendo concedidos por mais diversos tipos de benefícios. Como por exemplo, o auxílio emergencial, o PRONAMPE, o Benefício Emergencial (BEm), entre muitos outros.

Um dos que mais estava sendo especulado pela população era a criação de um 14º salário INSS. Entretanto, tanto o Instituto Nacional do Seguro Social, quanto o Ministério da Economia, não possuem o retorno mais animador a respeito do assunto. Na verdade, segundo anuncio, a criação deste programa social não deverá acontecer.

14º salário INSS não será pago pelo Governo Federal

Existiam rumores muito fortes por parte da população, e até mesmo a divulgação de fake News, que afirmavam que o 14º salário INSS seria pago em 2021, ainda no mês de dezembro. Entretanto, isso não é o que deve acontecer. Na verdade, a proposta, que está em debate desde julho de 2020, segue congelada no Congresso, sem avanço nenhum. Mesmo com um forte apelo popular, existem dois grandes motivos do porque não veremos o benefício sendo pago. O primeiro deles é que o projeto do abono extra não deverá sair do papel pela falta de iniciativa parlamentar. Já se passou um ano desde a primeira sessão a respeito do projeto, e desde então, não encontram espaço na agenda legislativa.

14º salário inss
14º salário INSS não sairá do papel; confira as causas

O segundo ponto que está travando a liberação do 14º salário INSS é que existem muitas brigas políticas. Principalmente entre pontos defendidos por um parlamentar da base do governo, enquanto que outros são defendidos pela oposição. Disso, é necessário efetuar um esforço em conjunto muito grande, por parte de ambos lados, para que consigam fazer o texto avançar até o estágio da votação. Algo que, obviamente, não aconteceu. E talvez nem aconteça. Sem falar também que o Ministério da Economia e o próprio INSS já falaram que não encontrariam verbas públicas suficiente para conseguir arcar com o custo do projeto.

14º salário INSS ainda precisa ser julgado

Apesar dos retornos negativos que tivemos a respeito do Ministério da Economia e de outras entidades oficiais do Governo Federal, isso ainda não é uma decisão oficial e definitiva.

Na verdade, o ofício ainda precisa ser julgado no Congresso Nacional, para que só assim tenhamos uma resposta sobre. Mas, sequer temos uma data para que tal julgamento aconteça, e mais, quais serão os termos adotados nisso.

INSS já pagou abono de 2021

Apesar de o 14º salário INSS estar em pauta, poucas pessoas sabem que na verdade o Instituto já realizou o pagamento do 13º salário. Este, na verdade, veio de maneira antecipada ainda nos meses de junho e julho, em duas parcelas. Isso porque, no momento, a pandemia do Covid-19 estava extremamente preocupante em todo o Brasil.

E deste modo, muitos buscavam um caminho para poder receber alguma quantia do Governo Federal. Isso para prestar o amparo financeiro que tanto buscavam nestes meses. Agora, não devemos mais ter o pagamento do mesmo em dezembro. Conforme já é costumeiro acontecer, para garantir um bom final de ano aos beneficiários.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui