quinta-feira, setembro 23, 2021

3ª dose da vacinação inicia esse mês; saiba quem deve tomar

A vacinação em todo o Brasil está avançando significativamente, nos últimos meses. Até porque, todos os idosos já conseguiram tomar suas duas doses completas. Enquanto que adultos e adolescentes estão recebendo a primeira dose.

Disso, o Ministério da Saúde está divulgando já a 3º dose da vacina contra o Covid-19. E segundo a entidade, a dose que é chamada de reforço, deverá começar a ser distribuída no mês de setembro. Sem falar que existe um primeiro grupo exclusivo a receber tal dose. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito do assunto, e principalmente quem poderá receber a mesma.

Quem terá prioridade na terceira dose da vacinação?

O Ministério da Saúde também divulgou quem serão as pessoas que têm prioridade na terceira dose da vacinação contra o Covid-19. Estes são aqueles que possuem mais de 70 anos, e também, que são imunossuprimidos.

vacinação
3ª dose da vacinação inicia esse mês; saiba quem deve tomar

Vale a pena lembrar também que outra recomendação da entidade de saúde é que a preferência é de usar doses da vacina da Pfizer. Mesmo se tiver tomado duas outras doses de uma fabricante diferente. Lembrando que o governo de cada região e estado do país deverá divulgar as suas próprias datas de vacinação a exemplo de como foi feito com as duas primeiras doses.

Confira também: Vacinação de adolescentes é liberada

Datas oficiais da vacinação

A terceira dose da vacinação contra o Covid-19 foi anunciada pelo Ministério da Saúde, ainda nesta última semana. Mais precisamente na quarta-feira (25 de agosto). E a previsão da entidade é a de que os estados brasileiros comecem suas campanhas a partir do dia 15 de setembro.

As doses recomendadas para as vacinas são da Pfizer. Entretanto, outras como a AstraZeneca e Janssen também são citadas pelo Ministério como possíveis fabricantes que podem ser utilizadas para esta terceira. Lembrando que tal imunização também deverá constar em seu certificado nacional, que recebe após completar a imunização.

Leia mais: Site de vacinação de Recife sai do ar

Recomendações da vacinação

O Ministério da Saúde também fez algumas recomendações referentes a terceira dose de vacinação. Lembrando que a primeira delas é que só tome a terceira após que você tenha completado pelo menos seis meses de esquema vacinal. Além disso, há também algumas outras recomendações para as pessoas com baixa imunidades.

Continue lendo: Como emitir certificado de vacinação

A primeira delas é que a dose de reforço seja aplicada somente após 28 dias no qual tomou a segunda dose. Independentemente de qual tenha sido a fabricante que lhe aplicaram. Além disso, são considerados pessoas com baixa imunidades aqueles que:

  1. Primeiramente, pessoas que tiveram transplantes de órgão sólido ou até mesmo de medula óssea
  2. Posteriormente, pessoas que possuem alguma doença como HIV e CD4 inferior a 350 células/mm3
  3. Além disso, pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas. Desde que estejam em atividade e uso de dose de prednisona. Ou equivalente a mais de 10mg por dia, recebendo pulsoterapia com corticoide, ou até mesmo ciclofosfamida
  4. Então, pessoas com uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias também são inclusas
  5. Disso, pessoas com neoplasias hematológicas. Isso sem falar em pacientes oncológicos. Estes que fizeram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses. Não há nenhum outro grupo citado além destes acima
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui