O PIS/PASEP é um dos benefícios mais populares do Brasil, principalmente nos últimos anos. O mesmo também é conhecido como abono salarial, e é pago pela Caixa Econômica Federal, sempre. Vale a pena citar também que tal programa social foi criado exclusivamente para a classe trabalhadora do país.
Ou seja, apenas de quem trabalha com carteira assinada, sob registro das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Disso, depois de ter tido a edição de 2021 prorrogada, o Governo Federal já confirmou os pagamentos para o próximo ano. E na verdade, teremos algumas novidades bastante inusitadas, que deixaremos claro abaixo.
Porque PIS/PASEP foi suspenso em 2021?
O PIS/PASEP de 2021 foi suspenso antes de junho desse ano, que era quando os pagamentos deveriam ter sido disparados. Mas, afinal, você sabe o porquê o Governo Federal tomou tal atitude? Na verdade, neste último ano inteiro, a entidade federal foi responsável por criar diversos programas sociais. Principalmente para poder amparar financeiramente a população, meio a pandemia do Covid-19. E disso, o governo se viu sem fundos para retirar as quantias para bancar tais projetos, sem que a população fosse afetada e tivesse que pagar ainda mais tributos. E disso, surgiu a ideia de prorrogar o abono salarial para o próximo ano.
Desse modo, foi possível bancar o retorno do Benefício Emergencial (BEm), que ficou ligado diretamente, por todo o ano, àqueles que tiveram suas jornadas e salários modificados em 2021. Agora, o governo tem confirmado que o PIS/PASEP voltará a ser pago no próximo ano de 2022. Lembrando ainda que o que foi cancelado era com relação ao ano base de 2019, e o que seria pago no próximo ano, naturalmente, seria o de 2020. Até porque, o benefício geralmente tem sido pago com uma janela de aproximadamente dois anos com a data atual.
PIS/PASEP será pago duas vezes em 2022
Disso, já é possível saber também que o PIS/PASEP deverá ser pago duas vezes no próximo ano. O primeiro pagamento será referente ao ano base de 2019, que é o que foi prorrogado pelo Governo Federal. Enquanto que o segundo será referente ao de 2020, que já era programado para ser pago normalmente.
Disso, vale a pena lembrar também que ambas parcelas deverão ser pagas já a partir do mês de janeiro. E algumas pessoas deverão receber ambos no máximo em fevereiro. A ideia da entidade federal é quitar as pendências o quanto antes.
Onde são feitos os pagamentos
Agora com relação a como são feitos os pagamentos, é necessário ter ciência de algumas observações. O PIS/PASEP é pago em até dois bancos diferentes. O primeiro deles é a Caixa Econômica Federal, que cuida da parte de todos os PIS. Esses são destinados para empresas particulares, que possuem seus próprios funcionários.
Já o PASEP é pago exclusivamente pelo Banco do Brasil. E mais do que isso, o benefício é destinado para aqueles que são concursados públicos e que trabalham em alguma atmosfera do governo. Seja esse em âmbito federal, estadual ou até mesmo municipal. Esses são os casos de diferença para ambos abonos.