Início Benefícios Abono PIS/PASEP 2022: pagamentos começam em breve

Abono PIS/PASEP 2022: pagamentos começam em breve

0
358
pis/pasep 2022
Abono PIS/PASEP 2022: pagamentos começam em breve

O PIS/PASEP é um dos benefícios mais populares do Brasil, principalmente nos últimos anos. O mesmo também é conhecido como abono salarial, e é pago pela Caixa Econômica Federal, sempre. Vale a pena citar também que tal programa social foi criado exclusivamente para a classe trabalhadora do país.

Ou seja, apenas de quem trabalha com carteira assinada, sob registro das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Disso, depois de ter tido a edição de 2021 prorrogada, o Governo Federal já confirmou os pagamentos para o próximo ano. E na verdade, teremos algumas novidades bastante inusitadas, que deixaremos claro abaixo.

pis/pasep 2022
Abono PIS/PASEP 2022: pagamentos começam em breve

Porque PIS/PASEP foi suspenso em 2021?

O PIS/PASEP de 2021 foi suspenso antes de junho desse ano, que era quando os pagamentos deveriam ter sido disparados. Mas, afinal, você sabe o porquê o Governo Federal tomou tal atitude? Na verdade, neste último ano inteiro, a entidade federal foi responsável por criar diversos programas sociais. Principalmente para poder amparar financeiramente a população, meio a pandemia do Covid-19. E disso, o governo se viu sem fundos para retirar as quantias para bancar tais projetos, sem que a população fosse afetada e tivesse que pagar ainda mais tributos. E disso, surgiu a ideia de prorrogar o abono salarial para o próximo ano.

Desse modo, foi possível bancar o retorno do Benefício Emergencial (BEm), que ficou ligado diretamente, por todo o ano, àqueles que tiveram suas jornadas e salários modificados em 2021. Agora, o governo tem confirmado que o PIS/PASEP voltará a ser pago no próximo ano de 2022. Lembrando ainda que o que foi cancelado era com relação ao ano base de 2019, e o que seria pago no próximo ano, naturalmente, seria o de 2020. Até porque, o benefício geralmente tem sido pago com uma janela de aproximadamente dois anos com a data atual.

PIS/PASEP será pago duas vezes em 2022

Disso, já é possível saber também que o PIS/PASEP deverá ser pago duas vezes no próximo ano. O primeiro pagamento será referente ao ano base de 2019, que é o que foi prorrogado pelo Governo Federal. Enquanto que o segundo será referente ao de 2020, que já era programado para ser pago normalmente.

Disso, vale a pena lembrar também que ambas parcelas deverão ser pagas já a partir do mês de janeiro. E algumas pessoas deverão receber ambos no máximo em fevereiro. A ideia da entidade federal é quitar as pendências o quanto antes.

Onde são feitos os pagamentos

Agora com relação a como são feitos os pagamentos, é necessário ter ciência de algumas observações. O PIS/PASEP é pago em até dois bancos diferentes. O primeiro deles é a Caixa Econômica Federal, que cuida da parte de todos os PIS. Esses são destinados para empresas particulares, que possuem seus próprios funcionários.

Já o PASEP é pago exclusivamente pelo Banco do Brasil. E mais do que isso, o benefício é destinado para aqueles que são concursados públicos e que trabalham em alguma atmosfera do governo. Seja esse em âmbito federal, estadual ou até mesmo municipal. Esses são os casos de diferença para ambos abonos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui