sexta-feira, junho 18, 2021

Aluguel Social poderá integrar Casa Verde e Amarela; saiba como

O aluguel social é um dos principais programas de moradias criados pelo Governo Federal. O mesmo visa ajudar diversas famílias de baixa renda com suas moradias. Tem sido um projeto de extremo sucesso, principalmente pelo amparo financeiro que o engloba. Na verdade, muito por conta disso, para criarem algo mais completo em termos de habitação, o governo tem uma integração em mente.

No caso, este projeto seria incluso ao Casa Verde e Amarela, que é popularmente já conhecido por ser um programa de financiamento habitacional. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

aluguel social

Como funciona o aluguel social

Vale a pena lembrar, antes de mais nada, que o aluguel social é um programa social criado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal. Tal projeto visa criar uma parceria entre os beneficiários e governo, auxiliando deste modo o pagamento do aluguel de famílias de baixa renda.

Mas claro, desde que estas sejam em moradias aprovadas pela entidade, e também, que as pessoas se encaixem nas exigências mínimas a serem cumpridas. Segundo a Fundação João Pinheiro, o Brasil sofre com um imenso déficit habitacional de quase seis milhões de moradias. E com isso, tal número poderá ser reduzido, pelo menos em uma pequena parcela.

Requisitos para participar do aluguel social

Caso você deseje participar do aluguel social, antes de mais nada é necessário cumprir com alguns requisitos. Estes foram inclusive até mesmo especificados pelo Governo Federal, para evitar dúvidas. Abaixo separamos os mesmos em uma lista para você:

  1. Primeiramente, é necessário que tenha uma renda familiar mensal baixa
  2. Posteriormente, os cidadãos não devem possuir nenhum outro lugar para morar
  3. Ou então, podem ser também pessoas que vivem em locais inadequados, ou até mesmo que gastam mais de 30% de sua renda mensal com aluguel. Disso, se tornará automaticamente elegível para o programa social

Por que o aluguel social se juntará ao Casa Verde e Amarela?

O aluguel social deverá se juntar ao Casa Verde e Amarela apenas no segundo semestre deste ano, segundo o Governo Federal. Isso porque, a ideia inicial é a de que possam construir imóveis que possam ser fornecidos justamente com este propósito. Disso, diversos conjuntos habitacionais deverão ser erguidos para este meio.

Ou seja, todas as residências que forem construídas por meio do Casa Verde e Amarela deverão fazer parte deste projeto. O que permite com que cada vez mais pessoas possam buscar uma residência, sem precisar comprar o imóvel. Os preços devem ser consultados com a entidade.

O programa Casa Verde e Amarela

Já o programa Casa Verde e Amarela é totalmente diferente do aluguel social. Neste, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além de claro, construir também novas moradias.

Por isso a junção com o outro programa social se tornou tão positiva. Agora além de garantir novas moradias para os interessados, os mesmos também poderão aluga-las, ao invés de só terem a oportunidade de efetuar uma compra. Consulte-se com a entidade responsável, e também com a Caixa Econômica Federal a respeito dos preços.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui