Recentemente, muitos especialistas brasileiros têm alertado sobre um possível apagão no Brasil. Isso porque, os níveis de consumo de energia elétrica estão atingindo picos alarmantes. O que poderia gerar grandes riscos de acontecer tal apagão ainda em novembro deste ano.
Na verdade, até mesmo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) emitiu uma nota técnica nestes últimos dias. A mesma alertava a necessidade de aumento na oferta de energia. Isso para poder assegurar o abastecimento no país inteiro, a partir deste próximo mês de setembro. Segundo a entidade, seriam necessários cerca de 5,5 gigawatts médios para afastar de vez esta crise hídrica que estamos enfrentando.
ONS fala sobre apagão no Brasil
A NOS ainda foi mais a fundo para falar sobre o apagão no Brasil. A entidade ainda observou de perto o Sistema Interligado Nacional (SIN) após o mesmo relatar que tivemos uma menor afluência em 2021. Ou seja, a chegada de água nos reservatórias foi muito menor do que estava previsto para este ano. Principalmente na região Sul do país.
Sem falar também que o período de chuvas não foi tão forte quando as previsões indicavam, o que também contribuiu diretamente para o baixo volume que estávamos vendo atualmente. Lembrando que isso também é utilizado com parâmetro para os cálculos mais primários a respeito do abastecimento de energia elétrica.
Leia mais: CETEM abrem mais de 17 mil vagas para estudantes
Previsão de período seco para apagão no Brasil
Além disso a NOS também aponta que todo o país deve chegar ao final do período seco em outubro. Isso claro, com recursos insuficientes para todo o atendimento ao amplo mercado de energia. O que resultaria no apagão no Brasil ainda no próximo mês, de novembro. Isso já considerando despachos térmicos plenos, e também a adoção de critérios menos rígidos para a transferência energia.
Isso apenas para algumas regiões, como por exemplo a Norte e Nordeste, e também o Sudeste e Centro-Oeste. Tudo isso porque existe muito menos água do que o esperado nos reservatórios. O que torna ainda mais necessária algumas medidas mais drásticas para atender toda a demanda.
Continue lendo: BEm deixou de ser pago pelo Governo Federal
Recomendações contra apagão no Brasil
A ONS também fez algumas recomendações a respeito do apagão no Brasil, justamente para evitar o mesmo. Para os clientes, uma redução no consumo foi apontada como uma das principais saídas para reduzir tais riscos. Além disso, a geração extra de energia, e também novas medidas do governo, foram citadas.
Já para as empresas, foi recomendado o adiamento de manutenções programadas em usinas. E também, uma maior importação de energia vinda da Argentina e do Uruguai, países vizinhos. Até mesmo resoluções de questões judiciais também foram levantadas. Isso porque estas impedem a disponibilidade de combustíveis para térmicas.
Acompanhe também: Casa Verde e Amarela não deve ser suspenso
Tarifa de luz deve subir ainda mais
Em uma audiência que foi realizada ainda na última quinta-feira (26 de agosto), o ministro da economia, Paulo Guedes, falou mais a respeito do apagão no Brasil. E principalmente como o consumo brasileiro de energia elétrica atingiu níveis críticos.
Disso, afirmou que graças ao consumo desenfreado por parte da população e até mesmo empresas, a bandeira tarifária da conta de luz deverá voltar a subir, ainda neste ano.