domingo, outubro 24, 2021

Aplicativo Detran oferece até 40% no desconto no valor de multas

Para quem tem algum automóvel, independentemente de ser carro, moto ou até mesmo caminhões, sabe que está sempre sujeito a acidentes ou até mesmo multas de trânsito. E nos últimos anos, consultar suas infrações tem sido algo bastante sofrido. Principalmente porque haviam poucos métodos de conseguir pesquisar isso, principalmente sem ter recebido o papel da multa em sua residência.

Mas, tudo isso está mudando. Até porque, agora, por meio do aplicativo Detran, é possível que você consulte quais são suas pendências. Sem falar em algumas outras utilidades, que podem até mesmo lhe gerar um bom desconto.

aplicativo detran
Girl using smart phone

Aplicativo Detran e a criação do SNE

Ainda na última semana, a justiça brasileira, junto a principal entidade de trânsito do país, fez algumas reformas nas leis do trânsito, junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E disso, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) também anunciou algumas mudanças. A primeira delas é a criação do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Neste, será possível ter um meio mais acessível para que os condutores possam se informar sobre suas infrações. E disso, o sistema foi introduzido dentro do aplicativo Detran. Este também já foi disponibilizado na última semana, para celulares com sistema operacional Android e iOS.

O aplicativo Detran obrigará os usuários interessados que façam um pequeno cadastro no acesso inicial. Este inclui informar seu CPF, e-mail, registrado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também o código de segurança. Deste modo, poderá verificar todas as multas que foram registradas em seu nome. Ainda aconselhamos que até mesmo baixe o app da CNH digital, para se livrar de vez de qualquer documento físico, em forma de papel. Este também é possível. Mas, neste caso, lembre-se sempre de ter carga no seu celular. Pois você não gostará de ficar sem seu documento em caso de uma parada policial no meio da rua, por exemplo.

Aplicativo Detran e pessoas jurídicas

Pessoas jurídicas também podem utilizar o aplicativo Detran. No caso, só precisam ser registrados por meio de um certificado digital. Este deve ser do padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3, da empresa que é responsável pelo automóvel. A iniciativa do DENATRAN é para divulgar todas as informações em conjunto, aos motoristas.

Entretanto, o sistema ainda não está tão completo. Nele, só são disponibilizadas multas relacionados ao departamento de trânsito, e principalmente a Polícia Rodoviária Federal. O Detran, a CET, o DER e a DNIT ainda não se manifestaram quanto a mostrar aos motoristas suas infrações. Mas, a probabilidade é de que também adotem a ferramenta em breve.

Aplicativo Detran e o desconto

Para todos aqueles que desejam gozar do desconto de 40% em cima das multas, é necessário que faça o cadastro no aplicativo Detran. Mas, deverá efetuar o pagamento da mesma até a data de vencimento. E disso, a pessoa precisa abrir mão da defesa prévia, ou até mesmo do recurso contra a autuação.

Além disso, há uma boa possibilidade de seu pedido ser negado. Isso claro, caso haja qualquer infração que seja verificada pelo órgão autuador. Que tenham quebrado as regras e condições estabelecidas no CTB.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui