Para quem tem algum automóvel, independentemente de ser carro, moto ou até mesmo caminhões, sabe que está sempre sujeito a acidentes ou até mesmo multas de trânsito. E nos últimos anos, consultar suas infrações tem sido algo bastante sofrido. Principalmente porque haviam poucos métodos de conseguir pesquisar isso, principalmente sem ter recebido o papel da multa em sua residência.
Mas, tudo isso está mudando. Até porque, agora, por meio do aplicativo Detran, é possível que você consulte quais são suas pendências. Sem falar em algumas outras utilidades, que podem até mesmo lhe gerar um bom desconto.
Aplicativo Detran e a criação do SNE
Ainda na última semana, a justiça brasileira, junto a principal entidade de trânsito do país, fez algumas reformas nas leis do trânsito, junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E disso, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) também anunciou algumas mudanças. A primeira delas é a criação do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Neste, será possível ter um meio mais acessível para que os condutores possam se informar sobre suas infrações. E disso, o sistema foi introduzido dentro do aplicativo Detran. Este também já foi disponibilizado na última semana, para celulares com sistema operacional Android e iOS.
O aplicativo Detran obrigará os usuários interessados que façam um pequeno cadastro no acesso inicial. Este inclui informar seu CPF, e-mail, registrado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também o código de segurança. Deste modo, poderá verificar todas as multas que foram registradas em seu nome. Ainda aconselhamos que até mesmo baixe o app da CNH digital, para se livrar de vez de qualquer documento físico, em forma de papel. Este também é possível. Mas, neste caso, lembre-se sempre de ter carga no seu celular. Pois você não gostará de ficar sem seu documento em caso de uma parada policial no meio da rua, por exemplo.
Aplicativo Detran e pessoas jurídicas
Pessoas jurídicas também podem utilizar o aplicativo Detran. No caso, só precisam ser registrados por meio de um certificado digital. Este deve ser do padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3, da empresa que é responsável pelo automóvel. A iniciativa do DENATRAN é para divulgar todas as informações em conjunto, aos motoristas.
Entretanto, o sistema ainda não está tão completo. Nele, só são disponibilizadas multas relacionados ao departamento de trânsito, e principalmente a Polícia Rodoviária Federal. O Detran, a CET, o DER e a DNIT ainda não se manifestaram quanto a mostrar aos motoristas suas infrações. Mas, a probabilidade é de que também adotem a ferramenta em breve.
Aplicativo Detran e o desconto
Para todos aqueles que desejam gozar do desconto de 40% em cima das multas, é necessário que faça o cadastro no aplicativo Detran. Mas, deverá efetuar o pagamento da mesma até a data de vencimento. E disso, a pessoa precisa abrir mão da defesa prévia, ou até mesmo do recurso contra a autuação.
Além disso, há uma boa possibilidade de seu pedido ser negado. Isso claro, caso haja qualquer infração que seja verificada pelo órgão autuador. Que tenham quebrado as regras e condições estabelecidas no CTB.