domingo, outubro 24, 2021

Aposentadoria com adicional de 25%: Veja quem tem direito a receber

A aposentadoria é um dos principais benefícios para quem é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após ter contribuído para a previdência social por diversos anos, sem falar em ter trabalhado com carteira assinada sob as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), o beneficiário pode solicitar o programa social.

Mas, você sabia que agora existem uma situação na qual ocorre um acréscimo de 25% no valor que você teria a receber? Claro, não são todos que podem participar deste aumento. E neste artigo, estaremos explicando melhor o assunto, e quem está elegível para gozar deste projeto.

Quem pode receber o adicional de 25% na aposentadoria?

Caso tenha interesse em saber quem poder receber este adicional de 25% na aposentadoria, saiba que é um grupo extremamente restrito. Na verdade, este complemento é concedido apenas para quem precisa de ajuda para realizar suas atividades diárias. Ou seja, pessoas que possuem algum problema físico e que recebem a aposentadoria por invalidez são as únicas elegíveis.

Entretanto, lembre-se de que é obrigatório comprovar sua dependência de uma outra pessoa. Isso claro, para que esta te ajude no desempenho de funções básicas. E também para evitar recebimentos fraudulentos para cima da entidade do Governo Federal.

Como solicitar o complemento na aposentadoria

Caso você tenha interesse em solicitar este complemento de 25% e já recebe a aposentadoria por invalidez, o próximo passo então é saber quais são os caminhos para falar com a entidade. No caso, a empresa oferece o site ou aplicativo do Meu INSS, além de sua central de atendimento, no número 135.

Lembre-se que será necessário entregar todos os documentos pessoais que lhe forem requisitados. E além disso, também terá que levar laudos médicos e outros relatórios que possam comprovar sua invalidez física. E disso, confirmando sua necessidade de ter outra pessoa diariamente para te auxiliar com suas tarefas.

É possível contestar o complemento da aposentadoria negado?

Caso você tenha tido este complemento de 25% da aposentadoria negado pelo INSS, não precisa entrar em pânico. É possível sim recorrer ao pedido, entretanto, de maneira judicial apenas. Para tal, aconselhamos que contrate um advogado para que entre em contato com a Justiça, para buscar uma reversão na decisão administrativa.

É interessante aqui juntar o máximo de informações possíveis. Desde seu a de quem cuida de você, além de principalmente exames médicos e laudos. Se precisar, será possível até mesmo marcar uma consulta com o médico legista do Instituto Nacional do Seguro Social.

Mais informações sobre a aposentadoria por invalidez

Caso você queira saber mais sobre a aposentadoria por invalidez, ela tem algumas boas informações institucionais. Como por exemplo, se tornou oficialmente um benefício apenas em 2019, após a reforma da previdência social ter sida aprovada pelo Governo Federal. E desde então, ela é concedida especificamente para segurados do INSS que estão incapacitados fisicamente de trabalhar.

Isso de maneira permanente, ou até que conseguia se reabilitar fisicamente. Portanto, este programa pode ser pago ou de maneira perpétua, ou então, por um período estabelecido pelos médicos legistas da entidade. Portanto, tenha certeza de que está levando todos os documentos para comprovar sua situação.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui