quarta-feira, julho 6, 2022

Aposentadoria INSS: Saiba como solicitar pela internet

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar financeiramente diversos benefícios para a população brasileira. Desde que, claro, essa seja contribuinte da previdência social. Disso, a empresa recolhe todas as contribuições que foram feitas, e as transforma nesses programas sociais.

Independentemente de como tenha sido feita tal contribuição. Se foi por um depósito voluntariado, ou até mesmo por um desconto em folha salarial. Disso, nesse artigo, trataremos mais sobre um dos benefícios mais famosos pagos no país: a aposentadoria INSS. Desde como ela funciona a como se inscrever.

O que é a aposentadoria INSS?

A aposentadoria INSS nada mais é do que o benefício mais popular que é pago pela entidade do Governo Federal. Mas, saiba que a mesma não existe apenas um modelo, e sim vários. Esses que podem variar desde aposentadorias por invalidez, por tempo de contribuição, por idade, especial, entre muitos outros tipos.

aposentadoria inss
Aposentadoria INSS: Saiba como solicitar pela internet

Lembrando que cada um desses possui suas próprias especificações e exigências para que o beneficiário em questão seja aprovado. Mas, o pagamento do mesmo sempre respeitará o piso e o teto salarial. Esse que é espelhado no salário mínimo do Brasil, sempre.

Como solicitar sua aposentadoria INSS?

Caso você tenha interesse em solicitar sua aposentadoria INSS, existem muitos caminhos diferentes para poder fazer isso. O primeiro deles é pelas plataformas digitais da entidade do Governo Federal. Seja pelo site oficial ou pelo aplicativo. Para tal, siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o sistema do Meu INSS
  2. Posteriormente, efetue o login em sua conta da empresa. Então, aperte na opção de pedir aposentadoria, para seguir com sua solicitação
  3. Disso, basta selecionar a modalidade de aposentadoria que você deseja. Seja por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras que são disponibilizadas
  4. Feito isso, responda o pequeno questionário sobre sua vida profissional. E também, preencha todos os dados e informações solicitadas. Anexe também a lista de documentos que lhe for passada
  5. Então, informe o CEP do local no qual você mora. Tal informação é solicitada para que a plataforma do governo indique qual o posto de atendimento mais próximo de você. Disso, aparecerá também um campo para os seus dados bancários
  6. Por fim, verifique se todos os dados que preencheu estão corretos. Disso, selecione que tudo foi lido, e confirme. Basta clicar em avançar e pronto, sua solicitação da aposentadoria INSS já foi feita

Outros métodos

Caso você não queira efetuar a solicitação da aposentadoria INSS de maneira digital, não se preocupe, pois existem outros métodos para tal. O primeiro deles, por exemplo, é comparecendo presencialmente até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social.

Entretanto, esse processo é muito mais trabalho, porque provavelmente terá que retornar algumas vezes até lá. Ou então, se preferir, pode fazer o contato com a empresa com o Governo Federal por meio de uma linha telefônica. O número da central de atendimento está disponível no 135. Não se preocupe, pois toda a chamada é inteiramente gratuita, para qualquer região do país.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui