sábado, junho 19, 2021

Aposentadoria para professor: veja como é calculado o benefício

A aposentadoria do INSS é um benefício que é oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O mesmo é um dos principais órgãos do Governo Federal, responsável por pagar muitos outros seguros e programas sociais. Neste artigo, estaremos falando sobre um caso específico: a aposentadoria para professor.

Explicando, claro, como funciona, quem pode solicitar, e como é feito o cálculo. Além de também citar alguns requisitos importantes, e como quem está elegível pode solicitar o mesmo. Portanto, se você é um professor, e deseja obter mais dados a respeito, basta seguir este texto para se informar.

aposentadoria para professor

Quem pode receber a aposentadoria para professor

Se você deseja receber a aposentadoria para professor, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, antes. Como por exemplo, ter comprovado que em todo seu período de contribuição exigido pela entidade, trabalhou apenas em atividades relacionadas ao magistério. Caso contrário, não poderá participar.

Disso, são elegíveis apenas professores de ensino da rede infantil, da rede de ensino fundamental, e médio, sendo estes da rede pública ou privada. Coordenadores, diretores ou orientadores pedagógicos também são permitidos de receberem o benefício do INSS, caso precisem. Tudo que vão precisar fazer é solicitar a entidade, por meio de seus canais oficiais.

Impacto da reforma da previdência na aposentadoria para professor

A reforma da previdência social impactou diversos tipos de aposentadorias do INSS. E uma delas foi a aposentadoria para professor, que também sofreu alterações. No caso, a aposentadoria para professores tem 60 anos de idade estabelecido pela entidade, para homens, e 57 anos para as mulheres. Sem falar que, o tempo de contribuição também foi modificado.

Agora, independentemente do gênero, será necessário 25 anos de contribuição, tanto para redes públicas e particulares. Professores públicos precisam ter ao menos dez anos de serviço público e mais 5 anos no cargo. Todas estas exigências foram estipuladas pelo próprio INSS.

Cálculo da aposentadoria para professor

Para saber o quanto tempo a receber em sua aposentadoria para professor, é um pouco mais complicado. Até porque, neste benefício, é utilizado como base a média salarial de todos os salários que o profissional da educação contribuiu para a previdência privada, a partir de julho de 1994. Curiosamente, mesmo que a mesma tenha sido reformada pelo Governo Federal ainda no ano de 2019. E para este caso específico, o modo e valores de contribuições não foram modificados em absolutamente nada.

Portanto, professores da rede pública que desejam solicitar a aposentadoria para professor, podem ter ciência de que o valor do benefício será de 60% do resultado da média salarial. Somando mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição. Ou seja, se você contribuiu com R$ 10.000,00, por exemplo, receberá R$ 6.000,00.

E se ultrapassar dos 20 anos, basta adicionar a porcentagem referente ao seu resultado. Para os professores da rede privada, o cálculo é o mesmo, entretanto, com base em 15 anos de recolhimento, e não mais 20 anos. Portanto, agora você já tem uma boa noção de como pode calcular o valor de seu benefício. Feito isso, basta se dirigir até uma agência do INSS para solicitar a eles seu direito.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui