domingo, outubro 24, 2021

Aposentadoria por invalidez: Quais doenças têm adicional de 25%?

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mesma é concedida para aqueles que adquiriram alguma doença, ou se acidentaram, e com isso, não conseguem mais exercer suas funções trabalhistas, de modo permanente. A entidade do Governo Federal é responsável por administrar não só este programa social, mas como também muitos outros.

Mas, você sabia que este benefício em questão agora conta com um acréscimo ocasional de 25%? Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre este assunto. Principalmente quais são as situações em que isso pode acontecer.

aposentadoria por invalidez

Veja também: Casa Verde e Amarela 2021: Quais faixas de renda podem se inscrever

Requisitos para a aposentadoria por invalidez

Para poder solicitar a aposentadoria por invalidez, é necessário antes cumprir alguns pré-requisitos. Estes foram estabelecidos pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social. Abaixo, separamos para você a lista de quem pode ser considerado para o benefício. Siga:

  1. Primeiramente, aqueles que perderam aproximadamente nove dedos nas mãos
  2. Posteriormente, quem tenha incapacidade de exercer atividades diárias
  3. Doenças que exijam permanência em leito, além de doença mental grave que impossibilita ter uma vida social e orgânica
  4. Depois, perda dos membros superiores, paralisia dos mesmos e também dos inferiores, além de cegueira total
  5. Existem outras incapacidades que não estão listadas aqui, mas, dependendo do laudo médico do médico do INSS, ainda pode ser aceito pela entidade
  6. Além disso, para solicitar a aposentadoria por invalidez, é necessário que tenha uma carência de no mínimo 12 meses. Isso sem falar em também ser um contribuinte do INSS, e que tenha sua incapacidade comprovada por laudo médico
  7. Em relação aos documentos necessários é preciso que você apresente seu documento de identidade (RG), seu CPF, um termo de representação legal ou procuração. E por fim, também alguns documentos médicos que comprovem a dependência de terceiro

Como solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez

Já há um bom tempo, todos os segurados que tem o benefício concedido pela entidade, já vem com o acréscimo junto. Entretanto, pode acontecer alguns casos de isso não acontecer. E então, para que você não saia prejudicado da situação, recebendo uma quantia menor, aconselhamos que entre em contato com a entidade.

No caso, você poderá solicitar uma revisão por meio do site oficial deles, no Meu INSS, ou então, por meio da central de atendimento, no telefone. Para tal, basta telefonar sua ligação para o número 135, e direcionar sua chamada para o setor responsável.

Por que o benefício foi criado?

A aposentadoria por invalidez foi criada pelo INSS por um simples motivo: o de ajudar aqueles que estão desamparados, por conta de algum problema físico. Estes que até os impossibilitam de trabalhar, e receberem uma boa quantia. Por isso, o Governo Federal acabou criando este programa social, para garantir ao menos um salário mínimo a esta parcela da população.

Deste modo, podem se sustentar, ou, até mesmo ajudarem em suas respectivas casas. Já há bons anos que o benefício está ativo no país, e que é considerado um dos mais importantes. Principalmente por promover uma diversidade grande de doenças e deficiências aceitas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui