quinta-feira, outubro 28, 2021

Aposentadoria Rural: Saiba quem tem direito e como dar entrada

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. O mesmo é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos programas sociais. Entre estes, pensionatos e diversos casos de aposentadoria. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito da aposentadoria rural.

Citando principalmente como ela funciona, quanto oferece de pagamento para os beneficiários, quem pode participar, como se inscrever, e muitos outros dados. Lembrando que a mesma é uma garantia constitucional há muito tempo. E mesmo com a reforma da previdência social, feita ainda em novembro de 2019, ainda é fácil solicitá-la.

Aposentadoria Rural

Aposentadoria rural por idade, quem pode participar?

Caso você deseja solicitar a aposentadoria rural por idade, é necessário que cumpra uma série de pré-requisitos, estipulados pelo Governo Federal. Abaixo separamos uma lista para você, com todos estes dados. Siga:

  1. Primeiramente, é necessário que tenha trabalhado por pelo menos 15 anos, de forma rural
  2. Posteriormente, que tenha também pelo menos 55 anos, caso seja mulher, ou 60 anos, caso seja homem
  3. E por fim, que esteja trabalhando no campo quando preenche a idade de 55 anos ou 60 anos, também

Lembre-se que os 15 anos de trabalhado devem ser comprovados por documentos. Mesmo que haja diferenças temporais de um para outro.

Saiba também: Aposentadoria por depressão: cresce o número durante a pandemia

Como solicitar a aposentadoria rural por idade

Caso você tenha interesse em solicitar a aposentadoria rural, por idade, é muito simples. Abaixo até separamos todo o passo a passo para você. Siga:

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo do Meu INSS em seu aparelho celular, ou acesso por meio do site oficial da entidade, em seu computador
  2. Posteriormente, na tela inicial, terá que buscar a opção agendamentos/solicitações. Clique nela
  3. Disso, será redirecionado para uma nova página. Agora, tenha certeza de clicar em novo requerimento. Isso, claro, para poder seguir com a solicitação de sua aposentadoria rural
  4. Feito isso, você terá que clicar no serviço no qual você quer realizar. Aperte na sua opção desejada, e então, clique em atualizar, para poder avançar de página
  5. Agora, será aberta uma tela com todos os seus dados pessoais, conforme seu cadastro. Caso tenha algum dado incorreto, cliquem em alterar, e corrija-os. Feito isso, basta clicar em avançar, para prosseguir
  6. Informe os últimos dados que lhe forem requisitados, e então, aperte em concluir, para enviar sua solicitação. Agora basta aguardar a resposta da entidade do Governo Federal

Valor do benefício

Agora com relação ao valor da aposentadoria rural por idade, saiba que este costuma variar muito. Geralmente, ele é feito com base nos valores das contribuições que você fez, com o decorrer dos anos. E se é o valor correspondente ao salário mínimo das épocas, então, receberá o valor do salário mínimo atual.

Para a edição de 2020, a remuneração básica está na casa dos R$ 1.045,00. Entretanto, caso suas contribuições tenham sido superior ao que lhe é descontado no holerite, então, aí é diferente. Neste caso, será feito um cálculo utilizando a média de todas as suas últimas contribuições. E disso, pode acabar recebendo um valor bem alto.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui