O Auxílio Brasil é um novo modelo de programa social que está sendo criado no Brasil. O mesmo deverá começar a ser pago no país, apenas após novembro. Isso porque, o projeto vem para substituir o modelo atual do Bolsa Família. Esse inclusive é um desejo direto do presidente da república, Jair Bolsonaro, que até mesmo instituiu uma medida provisória (MP) para o benefício.
E diversas mudanças deverão se promovidas, principalmente com relação aos valores a serem pagos nas parcelas. E também, o método como os interessados poderão se inscrever no projeto, promovendo um meio digital para tal.
IPCA aplicado no auxílio Brasil?
Um dos deputados do Brasil, Marcelo Aro (PP-MG), expressou recentemente seu desejo no qual o valor do auxílio Brasil seja corrigido automaticamente. Este por meio da inflação, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E com isso, para este ano, o valor do novo Bolsa Família ficaria na casa dos R$ 219,00, caso fosse corrigido por tal índice.
Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro já afirmou que o valor médio a ser pago pelo Governo Federal deverá de R$ 300,00. Entretanto, o valor ainda precisará ser julgado na Câmara dos Deputados, e também no Congresso Nacional.
Mais mudanças a serem feitas no auxílio Brasil
Além dos valores a serem modificados no auxílio Brasil, o Governo Federal também está efetuando alguns planejamentos diferentes referente ao benefício. Um deles é que muitos programas de incentivo estão sendo criados. Principalmente para amparar mães e pais com creches e quantias financeiras. E também, muitos projetos voltados para estudantes da rede pública. Estes que variam de bolsas de iniciação científica e até mesmo para atletas. E então, uma outra mudança muito importante é o método no qual as pessoas podem solicitar o benefício ao governo. Até porque, atualmente, o procedimento é um pouco ultrapassado.
Primeiramente, é necessário que efetue um registro no Cadastro Único, para que possa fazer a inscrição no auxílio Brasil. Até porque, tal plataforma é utilizada apenas pelo Governo Federal, para analisar o perfil de todos os possíveis participantes em programas sociais. Disso, após ter o cadastro validado, é preciso se direcionar até a prefeitura de seu município, para solicitar o benefício. Entretanto, no novo modelo que está sendo desenhado, acontecerão algumas mudanças. Como por exemplo, o registro no CadÚnico será mantido. Mas, não será mais necessário comparecer presencialmente. Até porque, será desenvolvido um aplicativo para que possam solicitar o benefício de maneira remota.
Mais programas sociais
O auxílio Brasil, que propõe a reforma do Bolsa Família, não é o único programa social que está sendo promovido pelo Governo Federal. Na verdade, temos também alguns outros projetos que já estão sendo pagos. Como por exemplo, o auxílio emergencial e o benefício emergencial (BEm).
Isso em falar também na antecipação do 13º salário do INSS, que foi quitado meses atrás. Para empresas, temos também o retorno do PRONAMPE, que gera linhas de crédito para as companhias, meio a pandemia do Covid-19. E também a criação do Programa Brasil Mais, que tem como objetivo promover uma melhor capacitação profissional aos funcionários das mesmas.