Início Benefícios Auxílio Brasil: Benefício pode ter ajuste automático com base no IPCA

Auxílio Brasil: Benefício pode ter ajuste automático com base no IPCA

0
57
Auxílio Brasil
Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um novo modelo de programa social que está sendo criado no Brasil. O mesmo deverá começar a ser pago no país, apenas após novembro. Isso porque, o projeto vem para substituir o modelo atual do Bolsa Família. Esse inclusive é um desejo direto do presidente da república, Jair Bolsonaro, que até mesmo instituiu uma medida provisória (MP) para o benefício.

E diversas mudanças deverão se promovidas, principalmente com relação aos valores a serem pagos nas parcelas. E também, o método como os interessados poderão se inscrever no projeto, promovendo um meio digital para tal.

Auxílio Brasil
Auxílio Brasil

IPCA aplicado no auxílio Brasil?

Um dos deputados do Brasil, Marcelo Aro (PP-MG), expressou recentemente seu desejo no qual o valor do auxílio Brasil seja corrigido automaticamente. Este por meio da inflação, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E com isso, para este ano, o valor do novo Bolsa Família ficaria na casa dos R$ 219,00, caso fosse corrigido por tal índice.

Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro já afirmou que o valor médio a ser pago pelo Governo Federal deverá de R$ 300,00. Entretanto, o valor ainda precisará ser julgado na Câmara dos Deputados, e também no Congresso Nacional.

Mais mudanças a serem feitas no auxílio Brasil

Além dos valores a serem modificados no auxílio Brasil, o Governo Federal também está efetuando alguns planejamentos diferentes referente ao benefício. Um deles é que muitos programas de incentivo estão sendo criados. Principalmente para amparar mães e pais com creches e quantias financeiras. E também, muitos projetos voltados para estudantes da rede pública. Estes que variam de bolsas de iniciação científica e até mesmo para atletas. E então, uma outra mudança muito importante é o método no qual as pessoas podem solicitar o benefício ao governo. Até porque, atualmente, o procedimento é um pouco ultrapassado.

Primeiramente, é necessário que efetue um registro no Cadastro Único, para que possa fazer a inscrição no auxílio Brasil. Até porque, tal plataforma é utilizada apenas pelo Governo Federal, para analisar o perfil de todos os possíveis participantes em programas sociais. Disso, após ter o cadastro validado, é preciso se direcionar até a prefeitura de seu município, para solicitar o benefício. Entretanto, no novo modelo que está sendo desenhado, acontecerão algumas mudanças. Como por exemplo, o registro no CadÚnico será mantido. Mas, não será mais necessário comparecer presencialmente. Até porque, será desenvolvido um aplicativo para que possam solicitar o benefício de maneira remota.

Mais programas sociais

O auxílio Brasil, que propõe a reforma do Bolsa Família, não é o único programa social que está sendo promovido pelo Governo Federal. Na verdade, temos também alguns outros projetos que já estão sendo pagos. Como por exemplo, o auxílio emergencial e o benefício emergencial (BEm).

Isso em falar também na antecipação do 13º salário do INSS, que foi quitado meses atrás. Para empresas, temos também o retorno do PRONAMPE, que gera linhas de crédito para as companhias, meio a pandemia do Covid-19. E também a criação do Programa Brasil Mais, que tem como objetivo promover uma melhor capacitação profissional aos funcionários das mesmas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui