segunda-feira, outubro 25, 2021

Auxílio-Doença 2021: Como consultar o resultado

O auxílio-doença 2021 é um benefício oferecido pelo Governo Federal do Brasil. Lembrando que o mesmo já está disponível para a população desde o início deste ano. E para fazer a consulta de sua aprovação no programa, é bastante simples. Tudo que você vai precisar, neste caso, é de alguns dados.

Pensando assim, separamos neste artigo todos os procedimentos necessários para que consiga puxar estas informações. E claro, além de citar também como funciona o projeto, e, principalmente, como pode realizar sua inscrição no mesmo. Todos estarão listados abaixo, em tópicos diferentes.

Auxílio Doença 2021
Auxílio Doença 2021

O que é o auxílio doença 2021

O auxílio-doença 2021 nada mais é que um benefício pago aos segurados do INSS. Isso claro, estes que por algum motivo de doença se tornaram incapazes de seguirem trabalhando. E assim, precisam permanecer afastado por um curto período, ou até mesmo de modo indeterminado.

Lembrando que você precisa ser um contribuinte da previdência social, para se tornar elegível. Fora que, para fazer parte deste programa, é necessário cumprir também alguns outros requisitos, que, inclusive, são previstos em lei. Abaixo estaremos separando os mesmos, no próximo tópico, para te auxiliar com a informação.

Requisitos necessários para solicitar o auxílio doença 2021

Caso tenha interesse em solicitar seu auxílio doença 2021, tenha em mente que existem diversos requisitos a serem cumpridos. Abaixo, separamos para você a lista de exigências feitas pelo INSS:

  1. Primeiramente, há uma carência mínima de 12 contribuições mensais
  2. Posteriormente, precisa comprovar sua incapacidade com o resultado da perícia médica. O laudo será feito por um médico da própria entidade. Para tal, terá os exames marcados pelo INSS, decerto
  3. Também é preciso estar afastado das atividades trabalhistas por mais de 15 dias corridos. Desde que seja por conta do problema de saúde.

Continue lendo: MEI 2021: Quais as opções de empréstimo para financiar o seu negócio

Como consultar o seu benefício

Agora para consultar o seu auxílio doença 2021, é bastante simples. Confiar o passo a passo que fizemos para você, com todas as instruções, abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Meu INSS, e efetue um cadastro na plataforma. Para tal, terá que preencher todos os seus dados pessoais, conforme lhe seja requisitado
  2. Posteriormente, efetue o login no sistema, e clique em resultado de benefício por incapacidade
  3. Agora, localize a decisão final. Se aparecer deferimento do pedido, é porque teve o mesmo aprovado. Agora caso encontre um indeferimento do pedido, é porque recebeu uma negativa quanto a sua solicitação

O que fazer em caso de negativa

Se você recebeu uma resposta negativa mediante a sua solicitação do auxílio doença 2021, este não é o fim para você. Na verdade, ainda é possível contestar a decisão do INSS, de maneira judicial. Para tal, precisará preencher alguns formulários, disponibilizados pela própria entidade.

E além disso, levar todos seus documentos de identidade, e também laudos médicos e perícias, para o julgamento. Disso, poderá esclarecer melhor sua situação, o porque precisa do benefício, e aguardar o processo. Geralmente, isso costuma demorar um prazo de 30 dias, do resultado até o INSS ser notificado. Portanto, é crucial que consiga aguardar este prazo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui