quinta-feira, setembro 16, 2021

Auxílio Doença: Aprenda a fazer pedido de prorrogação de benefício

O auxílio doença é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil, anualmente. O mesmo serve para ajudar aqueles que precisaram ser afastados de seus serviços por conta de alguma doença. Mas, recentemente, muitas pessoas estão perdendo seus programas sociais porque simplesmente não efetuam a renovação do mesmo.

Ou então, porque não sabem como o fazer. Lembrando que tal auxílio geralmente vem com um prazo de validade. E após o mesmo, a pessoa precisa novamente refazer os seus exames com um médico legista, ou entregar laudos para comprovar que está de fato doente ainda. E disso, incapacitado de trabalhar.

Duração do auxílio doença

Vale a pena lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é a entidade responsável por efetuar o pagamento do auxílio doença. E a mesma está vinculada diretamente com o Governo Federal. Disso, quando vai fazer sua perícia médica para determinar se pode ou não receber o benefício, o próprio médico estipula o prazo de duração do recebimento.

auxílio doença
Auxílio Doença: Aprenda a fazer pedido de prorrogação de benefício

Caso a empresa não mencione tal período, então, o mesmo será automaticamente de 120 dias. Ou seja, de quatro meses direto. E após esta janela, é necessário que você renove seu programa social com a entidade.

Leia mais: Visão monocular garante auxílio doença e aposentadoria por invalidez

Requisitos para prorrogar o auxílio doença

Caso você tenha interesse em prorrogar o seu auxílio doença, então, é necessário que cumpra com algumas exigências. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, em termos de documentos, é necessário apresentar o seu número do beneficio
  2. Posteriormente, ainda em documentos, informar a sua data de nascimento, CPF e até mesmo o prazo
  3. Disso, o pedido de prorrogação precisa ser feito entre 15 dias antes do benefício findar, e até a data da cessação do mesmo
  4. Realizar um novo exame médico com os peritos do INSS, ou então, apresentar um laudo médico que seja aceito pela entidade do Governo Federal

Como fazer a prorrogação do auxílio doença?

Se está com seu auxílio doença prestes a vencer, então, precisa efetuar a prorrogação do mesmo. E o procedimento para tal é simples. Primeiro, providencie todos os documentos que listamos no parágrafo acima. Disso, tem dois caminhos diferentes para seguir.

O primeiro deles é efetuar a solicitação e o agendamento do exame por meio do Meu INSS. Este disponível tanto no site, para computadores, ou aplicativo, para celulares. Além disso, também pode ligar na central de atendimento da empresa, no número 135, para efetuar o seu agendamento da visita.

E se o benefício for suspenso?

Caso você tenha o seu auxílio doença suspenso, não fique aflito. Isso não significa que você nunca mais poderá receber o mesmo. Na verdade, apenas terá que novamente criar uma solicitação para receber o programa social. Funcionará basicamente como se estivesse indo atrás do mesmo pela primeira vez, conforme fez meses atrás, em sua solicitação inicial.

Disso, terá novamente que comprovar todos os seus dados pessoais, realizar exames médicos e aguardar os prazos. Portanto, é aconselhado que não perca os prazos que citamos neste artigo. Até porque, seria muita dor de cabeça ter que passar por todos os processos da instituição, para voltar a receber.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui