segunda-feira, outubro 25, 2021

Auxílio doença continuará a ser pago até o fim do ano sem perícia

O auxílio doença é um dos principais benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este é garantido para pessoas que precisaram se afastar de suas respectivas funções profissionais, por conta de alguma doença. Mas, claro, tudo deve ser comprovado por meio de atestados e laudos.

Ou ao menos, deveria, até então. Isso porque, a entidade divulgou nesta semana que não será necessário mais a perícia médica, até o fim do ano. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações a respeito deste assunto. Principalmente, sobre como você poderá estar solicitando seu benefício, caso precise do mesmo.

Auxílio Doença 2021

 

Como funcionarão as mudanças do auxílio doença

Segundo o comunicado do INSS, não será necessário a realização de perícia médica para obter o benefício, até o fim do ano. Tudo que terá que fazer, no caso, é apresentar um atestado médico, junto com alguns outros documentos complementares, como por exemplo, um exame. Entretanto, a duração do programa social não será por tempo indeterminado ou por vários meses. Neste caso, sua duração máxima já está prevista para no máximo 90 dias. Isso claro, para a modalidade de liberação sem perícia presencial, o que também inclui o auxílio acidente.

Caso o seu prazo de três meses se encerre, não poderá prorrogar o mesmo. No caso, de doença ou sua incapacidade permanecer, para o recebimento do auxílio doença, será necessário realizar um novo requerimento. Ou seja, novamente terá que entregar os documentos que lhe foram solicitados em sua primeira solicitação. E até mesmo comparecer ao INSS, presencialmente, para a comprovação dos dados.

Lembrando que esta solicitação poderá ser feita por meio do site oficial do Meu INSS. Ou então, caso prefira fazer isso por telefone, também pode ligar no número 135. Lembre-se, entretanto, que há uma fila bastante grande de pessoas a serem atendidas diariamente.

Leia também: Regra do Descarte: Como funciona a regra da aposentadoria

Qual o valor do auxílio doença?

Pago como um benefício que substituí seu pagamento na empresa, após ter adquirido a doença, o auxílio doença tem como valor máximo o de um salário mínimo. Ou seja, para 2021, caso solicite o benefício ao INSS, terá o direito de receber R$ 1.100,00, por três meses. Com isso, seria totalizado uma quantia de R$ 3.300,00.

Isso claro, se você optar por não realizar sua perícia médica. Caso opte por, aí lhe será passado um outro prazo para recebimento, com base no que o legista determinar. Atualmente, existem quase 1.200 unidades do INSS para que você possa agendar a sua visita.

Continue acompanhando: Empréstimo Consignado INSS: Governo liberará o aumento da margem?

Por que o benefício foi liberado sem perícia?

Por conta da pandemia do Covid-19, a entidade do INSS está buscando alternativas para evitar aglomerações. E não ser necessário realizar toda a perícia médica, indo até uma das unidades da mesma, é uma das medidas preventivas. Sem falar que também acaba tornando o procedimento muito mais rápido, pois sem a necessidade de marcar uma consulta, o benefício pode ser aprovado o quanto antes.

Isso é também para que mais pessoas possam solicitar o programa social, e terem uma boa ajuda de custo, principalmente em um dos períodos econômicos mais difíceis que encontramos não apenas no Brasil, mas como também no mundo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui