Início Benefícios Auxílio Doença: Veja a lista de doenças que são aceitas ou não

Auxílio Doença: Veja a lista de doenças que são aceitas ou não

0
51
auxílio doença
Auxílio Doença: Veja a lista de doenças que são aceitas ou não

O auxílio doença é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil, todos os anos. O mesmo é gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é uma entidade oficial do Governo Federal. Lembrando que todos os programas sociais relacionados a esta empresa são pagos somente para aqueles que contribuem para a previdência social.

Independentemente do modo que tenha sido, seja por descontos em folha salarial, ou até mesmo por contribuições voluntariadas, no caso de desempregados. Entretanto, muitas pessoas, na hora que vão solicitar o benefício, têm muitas dúvidas de quais doenças são aceitas, para a aprovação do projeto. E disso, acabam ficando de fora.

Enfermidades aceitas no auxílio doença

Abaixo, você encontrará a lista de todas as enfermidades que foram listadas pelo INSS, incluindo a visão monocular, na hora de aceitarem as mesmas para a concessão do auxílio doença. São estas:

auxílio doença
Auxílio Doença: Veja a lista de doenças que são aceitas ou não
  1. Primeiramente, a tuberculose ativa, a hanseníase, a alienação mental e a neoplasia maligna
  2. Posteriormente, a cegueira, a paralisia irreversível e incapacitante, a cardiopatia grave e o mal de Parkinson
  3. Então, a espondiloartrose anquilosante, a nefropatia grave, o estado avançado da doença de Paget, e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
  4. E por fim, a contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada, e a hepatopatia grave

Documentos para solicitar o auxílio doença

O INSS também divulgou uma lista oficial com todos os documentos necessários para solicitar o auxílio doença. São estes:

  1. Um documento de identidade com foto e o número de seu CPF
  2. Uma carteira de trabalho, carnês de contribuição ou documentos que comprovem suas contribuições ao INSS
  3. Documentos médicos como atestados, exames, relatórios ou laudos, para a perícia médica
  4. Para quem trabalha, uma declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado. Caso tenha se acidentado, é preciso apresentar o CAT também
  5. E por fim, para segurados especiais, como pescadores, lavradores e trabalhadores rurais, documentos que comprovem tais situações. Como contratos de arrendamentos, de exemplo

Período de resposta do auxílio doença

Para solicitar o auxílio doença para o INSS, basta entrar em contato com a entidade do Governo Federal. Entretanto, você sabe que a mesma tem um prazo para te dar um retorno, principalmente sobre a concessão da perícia? No caso, a empresa tem um período de no máximo 90 dias para lhe dar uma resposta.

Caso contrário, a pessoa que está solicitando o benefício, vai receber um abono no valor de um salário mínimo. Este está na casa dos R$ 1.100,00, atualmente. Lembrando que tal quantia ainda pode ser corrigida caso o programa social seja aprovado, após esta data limite.

Como contatar a empresa

Caso você queira entrar em contato com o INSS para solicitar o seu auxílio doença, o procedimento para tal é bastante simples. Você tem quatro escolhas diferente, sendo que duas são basicamente iguais. Estas são fazer o contato por meio do site oficial ou do aplicativo do Meu INSS, em seu aparelho celular.

Ou então, existe a central de atendimento, no número 135. A ligação é totalmente gratuita. Se preferir, ainda pode se dirigir presencialmente até uma das agências da entidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui