Por conta da pandemia do Covid-19, diversas famílias brasileiras foram e ainda estão sendo afetadas financeiramente. E por conta disso, não apenas o Governo Federal, mas como muitos governos estaduais estão tendo que desenvolver novos programas sociais. Isso para poder amparar todos aqueles que estão em uma situação de extrema pobreza, e que passam até mesmo necessidade.
No caso do estado do Paraná, além da própria capital de Curitiba, Maringá também está se tornando cada vez mais ativo no assunto. Até porque, nestes últimos dias a prefeitura local anunciou a criação do Auxílio Emergencial de Maringá.
Quem poderá receber o auxílio emergencial de Maringá?
Apesar de o auxílio emergencial de Maringá ter sido criado para amparar a população local, na verdade, não são todos que podem receber. Atualmente, existe um grupo muito restrito que poderá participar do programa social, segundo a própria prefeitura da região. São estes:
- Pessoas que atuam como microempreendedores individuais, ou seja, quem é MEI
- Posteriormente, pessoas que estão desempregadas e sem renda
- Disso, família de trabalhadores ambulantes do comércio informal, além de família de artesãos, também estão inclusas no projeto
Caso não esteja entre os três casos citados acima, então, não poderá solicitar o benefício
Valor do auxílio emergencial de Maringá
Com relação ao valor que será pago no auxílio emergencial de Maringá, o mesmo já foi definido pela prefeitura local. Segundo comunicado oficial feito pela entidade, o benefício será de R$ 200,00, durante o período de três meses. Ou seja, o programa social será pago pelo governo em uma quantia máxima de R$ 600,00.
Fora que, o valor será repassado exclusivamente por meio de um cartão social. Tudo para evitar que pessoas gastem o dinheiro de outros modos, e que transfiram as quantias. O benefício deverá ser utilizado exclusivamente para a compra de produtos essenciais para a sobrevivência.
Como se inscrever no auxílio emergencial de Maringá
Caso tenha interesse em se cadastrar no auxílio emergencial de Maringá, o procedimento para tal é bastante simples. Na verdade, você tem até duas alternativas diferentes. A primeira delas é por meio do site oficial da prefeitura de Maringá, no endereço http://www2.maringa.pr.gov.br/site/. Neste link, encontrará a seção para se inscrever.
Lembre-se que é necessário preencher um formulário digital, que deverá conter alguns dados pessoais seu. Estes incluem identificação pessoal, profissional, e até mesmo um comprovante residencial. Lembrando que é obrigatório ser residente da cidade. Disso, sua segunda opção é ir pessoalmente até um dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Mas, lembre-se que a exigência de documentos é exatamente igual as do modelo digital. Portanto, se for comparecer até uma das agências, em pessoa, leve todos os documentos que citamos acima com você. Caso contrário, não poderá fazer sua inscrição. Além disso, a prefeitura da região estima que o auxílio emergencial de Maringá atenda até 5.262 famílias que estão em necessidade.
E também, cerca de 4 mil casas em situação de vulnerabilidade foram contempladas com o programa social. Novos registros no projeto serão aceitos apenas de 28 de junho até 12 de julho. Passando esta data, não será mais possível se registrar.