O auxílio emergencial é um dos benefícios mais importantes que tem sido pago no Brasil, na atualidade. O mesmo foi criado ainda em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. E desde então tem sido pago para mais de 40 milhões de brasileiros. Todos estes que foram afetados diretamente pelo vírus.
Vale a pena dizer que para esta edição de 2021, existem diferentes grupos de pagamento. Estes que valem também para pessoas diferentes. Na verdade, o valor mais alto é destinado para mulheres consideradas chefes de família. E recentemente, algumas delas têm relatado que foram cortadas do programa.
Entidade ampara mães que tiveram auxílio emergencial cortado
A cada parcela que precisa ser paga no auxílio emergencial, cada vez mais pessoas estão reclamando de cortes no benefício. Até porque, o Dataprev, que é uma entidade oficial do Governo Federal, tem analisado o perfil de todos os participantes, antes do lançamento de cada pagamento. E disso, caso encontram alguma irregularidade, efetuam o corte do programa social. E apesar disso, algumas situações envolvem suspensões indevidas, principalmente com mulheres consideradas chefes de família. E vendo este cenário, uma entidade se disponibilizou para oferecer apoio àquelas que ficaram sem o auxílio emergencial. Esta é a Renda Brasileira de Renda Básica.
Tal entidade tem como principal objetivo atendar as mães solteiras que precisam urgentemente de um amparo financeiro. Até porque, elas recebiam o auxílio emergencial, mas, por algum motivo, tiveram o mesmo suspenso. Disso, vale a pena lembrar que a empresa atua na comunidade de Rio de Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, apenas. E o atendimento é presencial, e totalmente gratuito. O horário vai das 12h às 17h, na Rua Espada de São Jorge, número 62. Segundo comunicado feito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, mais de 2 milhões de cidadão da região tiveram seus benefícios cortados pelo Governo Federal.
Ação envolvendo o auxílio emergencial
Vale a pena citar que toda esta ação envolvendo a Renda Brasileira faz parte de uma nova campanha. Esta é conhecida por Renda Básica, que busca um maior reconhecimento do direito de todas as famílias que tiveram o auxílio emergencial bloqueado. Ou, em casos mais extremos, que nem mesmo conseguiram obter a aprovação, na fase de cadastros.
Para tal, é necessário que façam um simples cadastro na plataforma da campanha. Esta está disponível no site oficial https://www.rendabasica.com.br/contato/. Disso, basta utilizar os seus dados e documentos pessoais, como CPF, para poder se registrar.
Auxílio está próximo do fim
Apesar de todas estas polêmicas acima, saiba que o auxílio emergencial na verdade está próximo de seu fim. Isso porque, o Governo Federal já anunciou que o benefício não deverá ser renovado, no futuro próximo. Na verdade, o mesmo já foi prorrogado neste ano, considerando que deveria ter sido pago em apenas quatro parcelas, e agora tem sete no total.
A previsão é de que a sétima e última parcela seja paga em outubro, e disso, teremos o auxílio Brasil entrando em ação. Atualmente, estamos começando com os pagamentos da sexta rodada, que já estavam previstos para acontecer neste mês de setembro.