O auxílio emergencial é um dos principais programas sociais criados no Brasil. O mesmo foi feito pelo Governo Federal ainda em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. Isso para ajudar a todos aqueles que foram afetados. Lembrando que algumas pessoas perderam seus empregos, tiveram salários modificados ou foram até mesmo forçados a fechar seus estabelecimentos.
Disso, se tornou necessário a criação de um benefício para amparar estes indivíduos. Originalmente, o mesmo estava previsto para ser pago em apenas quatro parcelas em 2021. Entretanto, o governo optou por prorrogar o pagamento do auxílio emergencial por mais três meses. E agora, devemos começar a receber a quinta parcela.
Quando o calendário do auxílio emergencial será divulgado?
Originalmente, o Ministério da Cidadania ficou responsável por divulgar o auxílio emergencial nesta terça-feira (10 de agosto). Entretanto, até o momento, ainda não o fizeram. Portanto, devemos aguardar até o fim desta semana, no máximo, para tal.
Mas, o calendário referente aos beneficiários do Bolsa Família já foi divulgado, há certo tempo. E este para todas as demais parcelas, que envolvem a número cinco, seis e sete. Abaixo, no próximo tópico, estaremos listando todas estas datas para que você possa salvá-las. Lembrando que as mesmas não devem mudar.
Calendário do auxílio emergencial para quem recebe o Bolsa Família
Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário do auxílio emergencial, referente as parcelas número 5, 6 e 7, já foi divulgado:
- Primeiramente, quem tem o NIS encerrado em 1 receberá em 18 de agosto, 17 de setembro e 18 de outubro
- Posteriormente, para quem tem o NIS terminado em 2, receberá em 19 de agosto, 20 de setembro e 19 e outubro
- Disso, os que têm o NIS encerrado em 3 receberão em 20 de agosto, 21 de setembro e 20 de outubro
- Já para quem tem o NIS encerrado em 4, receberá em 23 de agosto, 22 de setembro e 21 de outubro
- Quem tem o NIS concluído em 5, deve receber em 24 de agosto, 23 de setembro e 22 de outubro
- O NIS final 6, por sua vez, receberá o auxílio emergencial em 25 de agosto, 24 de setembro e 25 de outubro
- Já quem tem o NIS terminado em 7 receberá em 26 de agosto, 27 de setembro e 26 de outubro
- O NIS que é encerrado com o digito 8 receberá em 27 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro
- O NIS terminado em 9, por sua vez, receberá em 30 de agosto, 29 de setembro e 28 de outubro
- E por fim, NIS encerrados em 0 recebem o benefício em 31 de agosto, 30 de setembro e 29 de outubro
Programa pode ser prorrogado de novo?
Apesar de já ter suas datas quase que estabelecidas para as últimas três parcelas, ainda não podemos descartar que o auxílio emergencial seja novamente prorrogado.
Até porque, caso o quadro de vacinações no país não amplie consideravelmente até outubro, poderemos ver o programa social ser jogado para o final do ano. Isso inclusive foi uma possibilidade levantada por Jair Bolsonaro.