quinta-feira, outubro 28, 2021

Dataprev Auxílio Emergencial: Órgão divulga lista com novos aprovados

O auxílio emergencial é um dos principais programas sociais em todo o Brasil. O mesmo foi criado ainda em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, e desde então, tem sido de enorme sucesso. Até porque, tem garantido o estado de sobrevivência para diversas famílias que estão em uma situação financeira ruim.

Entretanto, o Dataprev, entidade oficial do Governo Federal, que analisa todos os cadastros das pessoas, negou diversos pedidos do recebimento do projeto, no passado. Agora, nesta semana, a empresa divulgou uma nova lista de aprovados, daqueles que tiveram seus pedidos iniciais negados. Falaremos mais a respeito abaixo.

auxílio emergencial

Como consultar seu auxílio emergencial

Caso você queira consultar a contestação que você fez após ter o primeiro pedido negado, é muito simples. Abaixo, separamos um passo a passo com todas as instruções necessárias. Confira:

  1. Primeiramente, acesse o portal oficial da consulta, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania. Este pode ser acessado no https://www.consultaauxilio.cidania.gov.br/consulta/#/
  2. Disso, posteriormente, lhe será solicita o número de seu CPF, seu nome completo, o nome de sua mãe e também sua data de nascimento
  3. Depois de preencher tudo, basta apertar em consultar. Agora aparecerá os resultados das análises, data de recebimento e envio dos pedidos. Sem falar no motivo pelo qual pode ter sido negado novamente

É possível efetuar a contestação do auxílio emergencial pela segunda vez?

Caso você tenha tido sua contestação do auxílio emergencial negada, não se preocupe. Ainda é possível efetuar a contestação, novamente. Para tal, retorne ao portal da consulta do benefício. Disso, efetue a pesquisa informando todos os dados que listamos acima.

Conforme apareça que teve o programa social negado, poderá apertar em contestar decisão, no rodapé da tela. Disso, abrirá uma pequena caixa para que você digite o porquê necessita do benefício. Sem falar que precisa ter certeza de que atende a todos os requisitos.

Quem pode receber o auxílio emergencial?

Caso você tenha interesse em receber o auxílio emergencial, é necessário que antes cumpra com uma série de pré-requisitos. Como por exemplo, é necessário que tenha participado da edição do ano passado, do programa social. Além disso, é necessário também que tenha uma renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos. Ou seja, R$ 3.300,00.

Além disso, sua renda familiar por pessoa deve ser de até meio salário mínimo (R$ 550,00). E por fim, não é permitido que receba nenhum outro benefício do Governo Federal. O único projeto que é exceção aqui é o Bolsa Família, pois o mesmo é destinado para famílias em situações de extrema pobreza.

Número de participantes diminui

O número de beneficiários do auxílio emergencial diminuiu drasticamente de 2020 para 2021. Até porque, no ano passado, cerca de 68,2 milhões de brasileiros recebiam o benefício do Governo Federal. E agora, apenas 45,6 milhões de pessoas estão aprovadas para esta edição.

Lembrando a todos que estes são dados vindos do próprio Dataprev. Isso aconteceu porque em 2020 houveram diversos casos de recebimentos fraudulentos. Tudo por parte de pessoas que não precisavam receber as quantias, e que tomaram o lugar de outros que precisavam do amparo. Deste modo, a análise de perfis foi criada para acabar com isso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui