sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Auxílio Funeral: Quem tem direito a receber o benefício

O auxílio funeral é um benefício oferecido pelo Governo Federal do Brasil. O mesmo é destinado para arcar com as despesas de um sepultamento de um falecido. Desde que claro, o mesmo tenha sido protegido por um seguro de vida, ou até mesmo aposentado servidor público.

Este é para que as famílias do finado possuam um amparo financeiro no momento de dificuldade que atravessarão. Pensando assim, separamos neste artigo mais algumas informações a respeito deste assunto. Principalmente como solicitar o seu benefício, e quais são os valores que são pagos pelo governo, neste caso.auxílio funeral

Burocracias no auxílio funeral

Lembramos que o processo de recebimento do auxílio funeral pode ser um tanto quanto burocrático. Então, é necessário ter um pouco de paciência, pois são muitas confirmações de informações necessárias. Como por exemplo, todos precisam fazer pagamentos direcionados ao sepultamento da pessoa falecida, em questão.

Fora que, também é necessário emitir certidões, como a de óbito, até para poder comprovar o falecimento. Além disso, comunicar os órgãos oficiais, como por exemplo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), sobre a morte do beneficiário, em questão, também é essencial. Portanto, aconselhamos que tenha todos os documentos da pessoa que era a contribuinte.

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Quais são os valores do auxílio funeral

Segundo o próprio INSS e também a Secretaria da Fazenda, o auxílio funeral será pago no valor de um mês de remuneração do beneficiário. Ou seja, ele será uma pensão única, repassada ao cônjuge do servidor ativo falecido. Ou então, para o procurador legalmente habilitado, podendo este ser um tutor ou responsável legal.

Para servidores estaduais, entretanto, é necessário que verifique a legislação de seu estado. Mas, para servidores militares e até mesmo federais, este é o valor que é pago pelo Governo Federal, em caso de falecimento do contribuinte.

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Documentos necessários para solicitar o auxílio funeral

Em caso de falecimento do beneficiário, é necessário entregar a entidade responsável diversos documentos do mesmo, para a solicitação do auxílio funeral. Abaixo, separamos para você quais são os requeridos. Siga:

  1. Primeiramente, apresentar uma cópia da certidão de óbito do servidor, em questão
  2. Posteriormente, apresentar também uma cópia da carteira de identidade de quem está requisitando o benefício
  3. É preciso também apresentar uma cópia do CPF da pessoa que está requisitando o benefício
  4. Disso, apresentar uma nota fiscal original da funerária, que esteja nomina ao requerente
  5. E por fim, um número de conta bancária, nome do banco, e agência do mesmo. Lembrando que este precisa ser da pessoa que está requisitando
  6. Lembrando que para solicitar o auxílio funeral do beneficiário, sendo o cônjuge do falecido, é necessário também que você apresente sua certidão de casamento. Lembrando que este documento, assim como todos os outros listados acimas, precisam ser entregues ao INSS
  7. Para os filhos, é necessário que cada um dos dependentes apresente sua certidão de nascimento. E companheiros, uma comprovação de união estável
  8. Lembrando que tudo isso deve ser reunido de maneira única, e apresentado ao INSS, no momento de comprovação de documentos. Só assim que você terá o benefício liberado para a sua conta corrente
Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

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