quinta-feira, outubro 28, 2021

BEm 2021: Programa deve ser lançado ainda nessa semana

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm 2021) foi um dos principais programas sociais do Brasil em 2020. Isso porque, ele ajudou diversas empresas a preservarem pouco mais de 10 milhões de empregos. Tudo por conta da pandemia do Covid-19, que segue atrapalhando a população brasileira.

Para este ano de 2021, o projeto está próximo de ser anunciado oficialmente, barrado apenas alguns poucos detalhes para a liberação. Portanto, estaremos falando um pouco mais sobre o programa, neste artigo, e como ele funciona exatamente. Sem falar por quanto tempo o mesmo deverá ser pago para seus beneficiários.

BEm 2021

Como o BEm 2021 funciona

O período da pandemia do Covid-19 atrapalhou não só muitas pessoas, mas como também diversas empresas, que estavam tendo muitos prejuízos. E deste modo, o Governo Federal acabou criando uma medida provisória para diminuir os impactos. Nesta, as companhias receberam livre acesso para modificar o salário de seus funcionários.

Isso sem falar em suas jornadas de trabalho, podendo diminuir suas horas diárias. E em casos mais extremos, era possível até mesmo suspender o contrato do funcionário, por tempo indeterminado. Isso sem precisar forçar uma eventual demissão, por conta da crise financeira. Disso, surgiu o BEm 2021.

Veja também: ENEM 2021: Quais as oportunidades para nota do ENEM além do SISU?

O BEm 2021 foi feito para que os trabalhadores, diretamente afetados por estas movimentações, não saíssem prejudicados. Até porque, falando assim, soa como se eles só fossem ser descontados ou cortados, certo? Errado. Até porque, por meio deste programa social, o Governo Federal arca com a quantia que foi cortada ou diminuída do funcionário. Supondo que a empresa diminuiu 25% do salário do mesmo, o projeto pagaria estes 25% para o mesmo.

Então, no fim das contas, a pessoa ainda poderia acabar trabalhando menos, e ganhando a mesma coisa. Por isso que se tornou tão popular e essencial para o povo. Justamente por ampará-los em um momento que era para ser de total tragédia.

Projeções do BEm para este ano

As projeções do BEm 2021 são bastante positivas. Isso porque, a expectativa do Governo Federal é de que o benefício possa atingir até quatro milhões de trabalhadores. Sem falar que, para arcar com estes custos, o mesmo destinou um fundo de quase R$ 10 bilhões. E disso, também já há um prazo definido para pagamentos.

O governo cobrirá as diferenças das empresas por um período de apenas quatro meses. Exatamente o mesmo que será utilizado para o pagamento do auxílio emergencial. A ideia é conciliar estes dois programas sociais, para potencializar o recebimento da população.

Continue lendo: Auxílio emergencial negado: prazo para contestar vai até 12 de abril

Pagamentos do BEm 2021

Para esta edição do BEm 2021, já foram estipulados os três modos de pagamentos que serão feitos. Abaixo, poderá encontrá-las, em forma de lista. Siga:

  1. Primeiramente, redução de jornada e salário em 25%, deverão ter pagos pela empresa 75% do salário do funcionário, enquanto que o governo se encarregará dos outros 25
  2. Posteriormente, caso haja uma redução de 50%, será totalmente dividido igualmente entre o governo e também a empresa. Cada um pagará metade do salário do trabalhador
  3. E por fim, o último é 70% de desconto, no qual o governo pagará esta quantia, enquanto que a empresa apenas 30%
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui