Criado ainda no começo dos anos 2000, pelo governo Lula, o Bolsa Família desde então se tornou o benefício mais popular no Brasil. Até porque, o mesmo garante o estado de sobrevivência de diversas famílias que estão em uma situação de extrema pobreza. Entretanto, para o próximo ano, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, estuda uma reforma no Bolsa Família 2022.
De acordo com o mesmo, o objetivo da mudança é promover um aumento significativo na quantia atual que é paga nas parcelas para os beneficiários. Até porque, segundo o próprio, o Governo Federal entende que o valor atual que é repassado talvez não seja suficiente.
Mudanças no valor do Bolsa Família 2022
Uma das principais mudanças que deverá acontecer no Bolsa Família 2022 é um acréscimo no valor de pagamento que é repassado ao povo. Atualmente, o valor médio do benefício está na casa dos R$ 192,00.
Entretanto, graças a devidos aumentos em taxas e até mesmo produtos alimentícios, a necessidade de aumentar o valor do programa social se tornou muito necessária. E disso, Jair Bolsonaro cita constantemente que o projeto deverá começar a pagar R$ 300,00 para seus beneficiários. Isso já a partir de janeiro do ano que vem.
Mais mudanças no Bolsa Família 2022
Outras mudanças importantes que devem acontecer no Bolsa Família 2022 são no procedimento para solicitar o mesmo. Atualmente, é necessário que efetue um registro na plataforma do Cadastro Único, que é utilizada pelo Governo Federal para analisar o perfil de todos aqueles que desejam se inscrever em programas sociais.
E além disso, feito isso, terá que se direcionar até uma prefeitura local para solicitar o benefício. Entretanto, isso é algo que não deve acontecer no próximo ano, pois o governo está desenvolvendo um aplicativo para celular. E por meio deste, será possível fazer sua inscrição por meio do mesmo.
Quando o Bolsa Família 2022 será aprovado?
Na verdade, o Governo Federal ainda não tem uma data oficial para instituir o Bolsa Família 2022. Acreditamos que todas as pendências devem ser solucionadas já neste ano, mas, que a mudança só acontecerá de fato no próximo. Até porque, o próprio ministro da economia, Paulo Guedes, também afirmou que as mudanças só devem acontecer após o pagamento do auxílio emergencial.
O grande problema aqui é que tal programa social está prestes a ter seu prazo prorrogado, o que levaria pagamentos a serem realizado até outubro deste ano, mais ou menos.
Novos programas sociais estão sendo criados
A reforma para o Bolsa Família 2022 não é o único programa social que o Governo Federal está estudando. Na verdade, o próprio auxílio emergencial, que mencionamos anteriormente, voltou apenas em abril deste ano. Originalmente, o mesmo não deveria ter retornado em 2021.
Além disso, a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi aprovada, e já está tendo sua segunda parcela quitada. Para empresas, o PRONAMPE, que gera linhas de credito para companhias, foi outro projeto que teve aval para retornar neste ano. A expectativa é de que cada vez mais benefícios sejam oficializados pelo governo.