segunda-feira, outubro 25, 2021

Bolsa Família: Saiba quais outros benefícios cancelam sua bolsa

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais que foram criados no Brasil, desde o começo dos anos 2000. O mesmo é responsável por garantir o estado de sobrevivência de diversas famílias que estão em situação de extrema pobreza. E disso, também possui diversas regras e exigências a serem cumpridas pelos beneficiários.

Sendo que essas foram criadas pelo próprio Governo Federal. Como por exemplo, além de cumprir as exigências financeiras, também não pode receber uma série de outros benefícios. Caso contrário, corre graves riscos de ter o recebimento do em´préstimo suspenso pela entidade federal. Confira abaixo os pontos.

Benefícios que cancelam o Bolsa Família

O Ministério da Cidadania divulgou já há muito tempo a legislação que foi imposta para a concessão do Bolsa Família. Nesta, está explicitado que os beneficiários não podem receber do Governo Federal uma série de benefícios. Como por exemplo, o seguro desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou qualquer outro salário do governo.

bolsa família
Bolsa Família: Saiba quais outros benefícios cancelam sua bolsa

Até mesmo projetos que estejam ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como os mais diversos tipos de aposentadoria, auxílio doença, e até mesmo pensão por morte. São aceitos benefícios assistenciais como o Minha Casa Minha Vida, o auxílio emergencial e o vale gás.

Como se inscrever no Bolsa Família?

Para que você possa se inscrever no Bolsa Família, o procedimento para tal é muito simples. Primeiramente, basta acessar a plataforma oficial do Cadastro Único, pelo navegador em seu computador, ou em seu aparelho celular.

Lembrando que tal sistema é utilizado pelo Governo Federal para analisar o perfil de todos aqueles que querem se inscrever em benefícios. Disso, terá que preencher seus dados pessoais, comprovando também sua baixa renda. Então, feito isso, terá que se direcionar até a prefeitura de seu município, para poder solicitar de fato o programa social.

Bolsa Família pode ser reformado em breve

A verdade é que nos últimos meses surgiu uma grande discussão a respeito de uma reforma do Bolsa Família. Essa tem sido promovida pelo próprio presidente da república, Jair Bolsonaro. Lembrando ainda que o comandante supremo do Brasil instituiu uma medida provisória há quase dois meses atrás, para oficializar isso.

E agora, o projeto tem até novembro, totalizando um período de 90 dias, para ser aprovado na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal. Caso aprovado, o novo modelo, que se chamará auxílio Brasil, passaria a ser pago já de imediato, a partir de novembro.

Mudanças promovidas

Se a reforma do Bolsa Família aconteça de fato, então, o auxílio Brasil promoverá diversas mudanças diferentes. A primeira delas é no valor a ser pago no benefício. Atualmente, o mesmo cobre parcelas de R$ 189,00 por mês, sendo que passará a ser R$ 300,00. Além disso, muitos programas de incentivo para jovens e estudantes também foram criados. Tudo para promover uma melhor educação aos mesmos.

E também, o método no qual os interessados podem solicitar o auxílio Brasil ao Governo Federal. O registro ao Cadastro Único deverá ser mantido, mas, não será mais necessário ir até a prefeitura de seu município para tal. Um aplicativo será desenvolvido para controlar tudo de forma remota.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui