quarta-feira, abril 14, 2021

BPC 2021: Como funciona o benefício Loas do INSS

Na hora de solicitarem seus benefícios ao INSS, muitas pessoas acabam confundindo o BPC 2021 com a aposentadoria. O Benefício de Prestação Continuada é algo totalmente a parte da aposentadoria. O mesmo é assegurado na Constituição Federal, com o objetivo de garantir uma condição mínima de sobrevivência às pessoas.

Estas claro, mais necessitadas e não conseguem prover sustento pelo trabalho que possuem, e menos ainda seus familiares. Pensando assim, separamos neste artigo diversas informações sobre este assunto. Desde como o programa funciona, a como poderá solicitar o mesmo. E claro, também o que é necessário para se inscrever.

Quem pode se inscrever no BPC 2021

Existe na verdade um grupo bem seleto de pessoas que podem solicitar o BPC. São estas:

  1. Primeiramente, idosos com mais de 65 anos de idade, e também, pessoas com deficiência. Seja esta física, mental, intelectual ou sensorial. E que esta impeça sua participação na sociedade.
  2. Posteriormente, sua renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo. Ou seja, não pode ter uma renda superior a R$ 275,00
  3. Em termos de familiares, é necessário que residam sob o mesmo teto do requerente o beneficiário, cônjuge ou companheiro, seus pais, madrasta ou padrasto, irmãos solteiros, filhos e enteados solteiros, e menores tutelados

Como se inscrever no BPC 2021

Para efetuar sua inscrição no BPC 2021, o procedimento é bastante simples. Inclusive, aconselhamos que siga o passo a passo abaixo, que elaboramos especialmente para você:

  1. 1. Primeiramente, precisa se registrar no CadÚnico, por meio do CRAS ou do CREAS
  2. Feito isso, vá até o site do Meu INSS e faça também um cadastro em tal plataforma. Então, logue no sistema, e clique em formulário de requerimento de BPC
  3. Agora, preencha o mesmo com seu CPF e RG, e também de todos os membros da família
  4. Então, consiga também o comprovante de renda de todos os membros que moram com você
  5. Disso, disponibilize também os exames médicos daqueles que se declararão com alguma deficiência
  6. Comprovantes de gastos com remédios e tratamentos também são bem-vindos aqui
  7. Junte toda esta documentação e dirija-se para uma das agências do INSS, para solicitar seu BPC 2021

Lembre-se, entretanto, que devido a pandemia do Covid-19, é possível que muitas dessas não estejam atendendo pessoalmente. Então, recomendamos que ligue no 135 para verificar a disponibilidade desta.

Continue lendo: BIP 2021 e o novo auxílio emergencial que pode surgir

Exceções para o BPC 2021

Vale a pena lembrar que existe uma grande exceção para o BPC 2021, na lista de exigências. Na parte de renda familiar per capita, não entra na conta outra pessoa que já tenha o BPC. Ou então, que a mesma já tenha um benefício previdenciário de até um salário mínimo. Este já concedido por outro idoso ou até mesmo outra pessoa com deficiência, do mesmo grupo familiar.

Lembrando que neste caso, não é necessário que você seja, também, um contribuinte da previdência social, do INSS. Este benefício é completamente aberto a população, sem nenhuma obrigatoriedade de impostos e contribuições. Portanto, tenha em mente também que o mesmo é extremamente concorrido e procurado pela população.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui