Início Benefícios Cadastro Único: Como consultar se já tenho inscrição

Cadastro Único: Como consultar se já tenho inscrição

0
87
cadastro único
Cadastro Único: Como consultar se já tenho inscrição

O Cadastro Único nada mais é do que uma plataforma utilizada no Brasil. Na verdade, ele é considerado um dos sistemas mais importantes de todo o país. Até porque, pessoas que têm interesse em se inscrever nos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal precisam se cadastrar nela.

Pois, deste modo, a entidade federal tem o perfil de todos os cidadãos inscritos no cadastro único para análise. E disso, decidem quem pode ou não participar dos projetos que são liberados. E para quem ainda não sabe se já tem ou não um registro na plataforma, estaremos explicando mais como poderá efetuar esta consulta.

Programas que necessitam do Cadastro Único

Conforme mencionamos anteriormente, o Cadastro Único é utilizado para analisar o perfil de diversos interessados em participarem dos programas sociais. Disso existe uma lista de programas que utilizam tal plataforma, para inclusão. Estes são:

cadastro único
Cadastro Único: Como consultar se já tenho inscrição
  1. Primeiramente, o Bolsa Família e o Casa Verde e Amarela
  2. Posteriormente, o Tarifa Social de Energia Elétrica e a aposentadoria para pessoa de baixa renda
  3. Disso, a Carteira do Idoso, o Programa Brasil, Carinhoso e o Programa de Cisternas
  4. Então, o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI) e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  5. E por fim, a Carta Social, o Passe Livre para pessoas com deficiência e o Telefone Popular

Requisitos para se inscrever no Cadastro Único

Apesar de ser uma plataforma do Governo Federal, feita para ajudar a população, o Cadastro Único 2022 só pode ser utilizado por um pequeno grupo. Como por exemplo aqueles que recebem até meio salário mínimo por pessoa, no grupo familiar. E disso, este mesmo núcleo não pode receber mais do que três salários mínimos por mês, como renda máxima.

Aqueles que vivem nas ruas também podem participar, tendo apenas uma pessoa registrada. Disso, lembre-se que após se encaixar em alguns destes requisitos, o próximo passo em questão é comparecer até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de você, para comprovar algumas informações pessoais.

Como consultar seu Cadastro Único

Agora caso você queira consultar o seu Cadastro Único, é muito simples. O procedimento pode ser feito por meio de três canais oficiais da plataforma. O primeiro deles é pelo site do Meu CadÚnico, e o segundo pelo aplicativo para aparelho celular.

E disso, há também a possibilidade de ligar na central de atendimento, no telefone 0800 707 2003. Disso, deverá confirmar alguns dados pessoais seu, como por exemplo o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe, o estado e o município onde mora. Disso, deverá ser emitida uma certidão para você, caso de fato esteja inscrito.

Como atualizar cadastro?

Lembre-se que existe algumas situações na qual é necessário atualizar o seu cadastro no Cadastro Único. E esta atualização de informações só pode ser feita no Centro de Referência da Assistência Social mais próxima da residência do inscrito.

Nesta, poderão ser corrigidos endereços, números de telefone, renda, entre outros dados. E caso esteja precisando corrigir algum dado, e não o fizer, então poderá ser excluído de alguma eventual participação, ou até mesmo ter o benefício atual que já recebe suspenso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui