O Cadastro Único é um dos sistemas mais importantes em todo o Brasil, na atualidade. Até porque, a plataforma é utilizada com certa frequência por parte do Governo Federal. E nela, a entidade federal analisa o perfil de todos os brasileiros que desejam receber algum programa social.
Na verdade, é por meio dessa que a população pode solicitar a maioria dos projetos. E disso, neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito desse assunto. Principalmente citando quais são os benefícios que estão incluídos no CadÚnico, que você pode tentar solicitar. Mas, lembre-se que para cada um existem diversas regras peculiares e únicas.
Lista de benefícios inclusos no Cadastro Único
Confira abaixo uma lista de benefícios que estão inclusos no Cadastro Único, segundo a nossa própria apuração:
- Primeiramente, temos o água para todos e a aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Posteriormente, o auxílio emergencial e o bolsa estiagem também estão inclusos no projeto
- Disso, temos também o Bolsa Verde- Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Então, seguimos com o Carta Social, Carteira do Idoso e o Casa Verde e Amarela
- O crédito instalação e o Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, também estão inclusas
- Na sequência, a isenção de taxas em concursos públicos, e até mesmo em vestibulares, decerto
- Passe livre para qualquer pessoa com deficiência no Brasil. Além disso, o Pro Jovem Adolescente
- Programa Brasil Alfabetizado, Programa Brasil Carinhoso, e o Programa de Cisternas estão na lista
- Continuando, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário
- E por fim, estão inclusos no Cadastro Único o Programa Nacional de Reforma Agrária, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Telefone Popular
Documentos para se cadastrar no Cadastro Único
Se você tem interesse em se registrar no Cadastro Único, saiba que é necessário apresentar uma série de documentos, ao Governo Federal. Como por exemplo:
- Primeiramente, o responsável da família precisa apresentar seu próprio título de eleitor e seu CPF também
- Disso, posteriormente, é necessário também que apresente um comprovante de endereço. Até para não haver nenhum erro no ato do cadastramento
- Então, os demais membros da família precisam ter seu CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou até mesmo seu título de eleitor
- E por fim, para famílias que pertençam a um grupo indígena ou quilombola, é preciso apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI)
Novos cadastros estão suspensos
Apesar do interesse, saiba que talvez você tenha que aguardar um pouco para poder se registrar no Cadastro Único. Isso por alguns motivos bastante específicos. Como por exemplo, o mesmo está com uma fila gigantesca, de mais de um milhão de pessoas cadastradas.
Principalmente por conta da criação do auxílio Brasil, que vem para reformar o modelo atual do Bolsa Família. E com um maior pagamento sendo feito, a população aumentou em massa o seu interesse pelo programa social. Disso, é necessário esperar que o Governo Federal dê baixa na fila, para retomarem as atividades.