sexta-feira, dezembro 3, 2021

Caixa Econômica Federal volta a atender em horários pré-pandemia

Atualmente, o Brasil encontra-se com um quadro de vacinação muito mais avançado do que tínhamos em meses atrás. Disso, cada vez menos casos de contração de Covid-19, e principalmente mortes provenientes do vírus, estão acontecendo. Disso, caminhamos a passos largos para novamente voltarmos a ter uma vida normal.

E assim, as pessoas já estão sendo liberadas para circularem normalmente nas ruas. O que significa que estabelecimentos também estão retornando às suas normalidades. Um exemplo disso são os bancos, principalmente com a Caixa Econômica Federal. Essa que está retomando todas as ações previstas antes do início da pandemia, em março de 2020.

Caixa Econômica Federal volta ao atendimento normal

Por conta da pandemia do Covid-19, a Caixa Econômica Federal estava atendendo em um horário diferente. Esse começava a partir das 8h, para atender todas as demandas relativas ao pagamento de benefícios, principalmente como o auxílio emergencial.

Caixa Econômica Federal
Caixa Econômica Federal volta a atender em horários pré-pandemia

Entretanto, agora com o término do mesmo, e também uma melhor situação em todo o país meio a pandemia do Covid-19, o banco anunciou nessa terça-feira (23 de novembro) que suas agências deverão voltar a atender normalmente nos horários anteriores à pandemia. Ou seja, as agências voltarão a abrir e funcionar entre as 10h e 16h. Isso, claro, desde que a legislação municipal não determine um padrão diferente do que foi estabelecido anteriormente.

Caixa Econômica Federal ainda tem atendimento eletrônico

Apesar da informação listada acima, a Caixa Econômica Federal também disponibiliza atendimento para os clientes por meio do digital. Isso na verdade deverá ser uma tendência a ser mantida. Há o WhatsApp Caixa, no 0800 104 0104, e também, a internet banking, e muitos outros aplicativos, como o Habitação Caixa, o DPVAT e o Auxílio Brasil.

Para a central de atendimento por telefone, os números são 4004 0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou então o 0800 104 0104 para as demais regiões. Para consultas de benefícios como PIS, FGTS e cartão social, o número a ser discado é o 0800 726 0207.

Caixa Econômica Federal é o principal banco do governo

Vale a pena informar que a Caixa Econômica Federal é o principal banco utilizado pelo Governo Federal. E isso já não de hoje, mas há pelo menos uma década. Ele é utilizado para pagar diversos programas sociais que criam, e na verdade, administram todos eles financeiramente. Desde o Bolsa Família, o auxílio emergencial, ou até mesmo programas habitacionais, como por exemplo o Minha Casa Verde e Amarela. Além disso, também é responsável por efetuar o pagamento de alguns programas sociais destinados para a classe trabalhadora do país.

Como por exemplo, temos o PIS/PASEP, ou até mesmo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Vale a pena dizer que benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nem sempre serão pagos pela Caixa Econômica Federal. Até porque, nesses casos, a entidade do Governo Federal dá a chance de escolha do beneficiário em apontar qual banco o mesmo deseja receber seus benefícios. Caso o mesmo não o faça, então, naturalmente a Caixa entrará em ação aqui, se tornando a opção primária.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

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