sábado, julho 24, 2021

Calendário de restituição do IR: haverá alterações no prazo de entrega?

Por conta da pandemia do Covid-19, muitos planos do Governo Federal e até mesmo da população precisaram ser adiados. A declaração do imposto de renda, por exemplo, que começou em 1º de março e tinha data limite para 30 de abril, teve seu prazo prorrogado.

Agora, a mesma vai aceitar declarações até o dia 31 de maio. Disso, muitos contribuintes estão confusos a respeito de como será a restituição do IR, e como a Receita Federal irá agir com este assunto. Neste artigo, estaremos explicando melhor a situação, e o que você deve esperar no futuro próximo.

restituição do IR

Como ficará a restituição do IR

A Receita Federal divulgou no dia 24 de fevereiro seu calendário oficial da restituição do IR para o ano de 2021. Entretanto, poucas semanas depois, também anunciou uma mudança no prazo final para entregarem as declarações do imposto de renda, por conta da pandemia. Apesar desta flexibilização, a entidade do Governo Federal garante que não haverá nenhuma mudança nas datas a respeito da restituição. Ou seja, os lotes serão mantidos em seus dias originais. Com isso, os mesmos devem ser pagos entre os meses de maio e setembro, sem nenhuma expectativa de adiantamento ou até mesmo prorrogação deste período.

Lembrando que em 2020, todos os lotes já começaram a ser pagos para os contribuintes antes do fim da entrega da declaração. Entretanto, não espere que isso volte a acontecer neste ano, até porque, o governo ainda não anunciou nada a respeito. Na época, o país estava começando a enfrentar a pandemia do Covid-19, e por isso, o tempo de entrega das declarações também foi estendido.

Leia mais: RAIS 2021: Prazo de entrega termina nessa segunda feira

E por não saberem como ficaria a situação financeira da população, liberaram esta antecipação da restituição do IR. Para os próximos meses, entretanto, ainda não há nenhum comunicado oficial da Receita, sobre.

Calendário restituição do IR

Para este ano, o calendário da restituição do IR seguirá por cinco lotes, começando do mês de maio, indo até setembro. Abaixo, separamos em uma lista, para você, todos estes dados. Siga:

  1. Primeiramente, o lote inicial será pago em 31 de maio
  2. Posteriormente, o segundo lote será repassado aos contribuintes em 30 de junho
  3. O terceiro lote será pago apenas em 30 de julho
  4. O quarto lote será pago somente em 31 de agosto
  5. E por fim, o último lote será repassado aos contribuintes em 30 de setembro

Como consultar seu pagamento

Caso você deseje consultar sua restituição do IR, saiba que isso é possível. Na verdade, o próprio site oficial da Receita Federal disponibiliza tal pesquisa, para você. Entretanto, é necessário, obviamente, que já tenha declarado seu imposto de renda para a entidade. Disso, há um período no qual as consultas são abertas.

Este acontece geralmente apenas uma ou duas semanas antes da data de cada lote ser pago. Então, por exemplo, para saber se está no primeiro lote, pode já começar a tentar se consultar no site da Receita a partir do dia 15 ou 20 de maio. Disso, talvez tenha um sucesso maior em conseguir informações a respeito.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui