O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um dos principais programas de financiamento estudantil em todo o país. Por meio dele, diversos estudantes podem ingressar em uma instituição de ensino superior particular. Mesmo que no momento não tenham dinheiro para conseguirem arcar com matrículas e mensalidades.
O projeto efetua o pagamento do mesmo, e então, o aluno vai pagando parcelas do valor. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC), que administra o programa, divulgou o calendário FIES oficial para o segundo semestre. E neste artigo, estaremos repassando todas as estas datas. Confira abaixo.
Calendário FIES: confira as datas oficiais
Abaixo você encontrará todas as datas oficiais do calendário FIES, que vão desde a inscrição, ao período de lista de espera e vagas remanescentes. Confira:
- Primeiramente, o período de inscrição irá de 27 a 30 de julho
- Posteriormente, o resultado de quem foi pré-selecionado em uma chamada única acontecerá em 3 de agosto
- Disso, nos dias 4 a 6 de agosto acontecerão a complementação das inscrições de quem foi pré-selecionado na chamada única
- De 4 a 31 de agosto é o período para a convocação de quem foi pré-selecionado para a lista de espera do programa
- Seguindo o calendário FIES, as próximas datas, de 8 a 10 de setembro, são referentes ao primeiro período de inscrições para candidatos que não foram matriculados, e até mesmo os já matriculados
- E por fim, para encerrar esta lista, temos os dias 27 a 29 de outubro, válidos somente para o segundo período de inscrição dos candidatos matriculados
Atente-se a estas datas, pois caso venha a perder qualquer um destes prazos, não poderá se inscrever no programa de financiamento. Existem casos muito raros de exceções que são concedidas, mas claro, por meio de laudos médicos e até mesmo batalhas judiciais.
Calendário FIES: usando o ENEM
Se você tem interesse no calendário FIES, saiba que antes disso, é preciso saber mais sobre a participação do ENEM no programa. Na verdade, poucas pessoas sabem que o mesmo aceita notas do Exame Nacional do Ensino Médio.
E por meio delas, dependendo de sua pontuação, pode conseguir maiores descontos nas parcelas de seu financiamento. Lembrando que são aceitas as notas a partir do teste que foi realizado em 2010. A nota mínima de corte aqui é 450 pontos, sem falar que não é permitido que tenha zerado na redação, na segunda prova.
Como o programa funciona
Se além do calendário FIES, também tem interesse em saber como o programa funciona, é bastante simples. O Ministério da Educação (MEC) financia com um banco o valor integral, ou até mesmo parcial, de seu curso. E disso, você pode estudar sem preocupação alguma, dos valores que lhe são apresentados.
Na verdade, você só será cobrado após a conclusão do mesmo, ou em caso de desistências, após ter trancado a matrícula. O P-FIES é parecido, entretanto, coordenado exclusivamente por instituições bancárias privadas. Neste caso, muito provavelmente as taxas e juros cobrados serão muito mais abusivos. Portanto, consulte-se a respeito de todos os valores.