terça-feira, maio 17, 2022

Calendário PIS/PASEP 2022 liberado; quando sacar seu abono

O PIS/PASEP 2022 é um dos principais programas sociais que são pagos no Brasil, anualmente. O mesmo também é conhecido como abono salarial, e é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, essa seja registrada em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, o benefício foi suspenso em 2021, por alguns fatores, e prorrogado para esse ano. Disso, o Governo Federal, junto com a Caixa Econômica Federal, divulgou o calendário oficial de pagamento do projeto, para os próximos meses. Confira todas essas informações que separamos para você, abaixo nesse artigo.

Calendário PIS/PASEP 2022 liberado; quando sacar seu abono

Calendário do PIS/PASEP: o PIS

Confira abaixo o calendário de pagamento do PIS/PASEP, voltado para o PIS:

  1. Primeiramente, nascidos em janeiro e fevereiro têm o saque liberado em 08 e 10 de fevereiro, podendo sacar até o dia 29 de dezembro
  2. Posteriormente, quem nasceu em março e abril teve a liberação em 15 e 17 de fevereiro e podem sacar até 29 de dezembro
  3. Disso, nascidos em maio e junho têm a liberação para 22 e 24 de fevereiro. O benefício pode ser sacado até 29 de dezembro
  4. Então, quem nasceu em julho e agosto pode sacar a partir de 15 e 17 de março, até o dia 29 de dezembro
  5. Na sequência, nascidos em setembro e outubro têm a liberação a partir de 22 e 24 de março, até o dia 29 de dezembro
  6. E por fim, quem nasceu em novembro e dezembro pode sacar a partir de 29 e 31 de março até 29 de dezembro

Calendário do PIS/PASEP: o PASEP

Confira abaixo o calendário de pagamento do PIS/PASEP, voltado para o PASEP. Lembrando que todos as datas são referentes ao ano de 2022, decerto. Siga:

  1. Primeiramente, finais de inscrição em 0 e 1 podem sacar a partir de 15 de fevereiro até 29 de dezembro
  2. Posteriormente, finais de inscrição em 2 e 3 sacam de 17 de fevereiro até 29 de dezembro
  3. Disso, finais de inscrição em 4 e 5 têm a liberação a partir de 22 e 24 de fevereiro até 29 de dezembro
  4. Então, finais de inscrição em 6 e 7 podem sacar a partir de 15 e 17 de março até 29 de dezembro
  5. Na sequência, finais de inscrição em 8 e 9 sacam de 22 e 24 de março até 29 de dezembro

Diferenças entre ambos

Apesar de seguirem calendários diferentes, saiba que o PIS e PASEP, com relação ao PIS/PASEP, são basicamente iguais. Ambos são conhecidos por abonos salariais, mas, pagos por bancos completamente diferentes. Como por exemplo, o PIS é pago para funcionários de empresas privadas, pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é pago para servidores públicos, pelo Banco do Brasil.

Ou seja, o mesmo é válido somente para aqueles que são concursados, e que possuem algum cargo ligado ao governo por exemplo. Mesmo que seja em âmbito estadual, federal ou até mesmo municipal. Enquanto que o outro não possui ligação nenhuma à essas entidades, mas sim apenas as suas empresas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile