sábado, julho 31, 2021

Candidatos do SISU, PROUNI e FIES poderão usar notas do último ENEM

O Governo Federal atualmente conta com três programas estudantis diferentes, para promover o ingresso de jovens estudantes a instituições de ensino superior. Estes são o FIES, o SISU e o PROUNI. E o grande detalhe é que todos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (FIES) como base de nota de cortes.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que todos os alunos interessados agora podem utilizar a nota do teste que foi realizado em janeiro deste ano, para este segundo semestre. Algo que não aconteceu no primeiro semestre, por conta de diversos atrasos no calendário oficial da entidade.

Por que os programas não aceitaram o ENEM no primeiro semestre?

Na verdade, o FIES, o SISU e o PROUNI aceitaram o ENEM no primeiro semestre, entretanto, não da última edição que foi realizada. Originalmente, as provas são realizadas sempre no fim do ano letivo, mais precisamente nas últimas semanas de novembro. Mas, por conta da pandemia do Covid-19, todo o calendário do MEC foi alterado.

E com isso, a prova foi adiada para janeiro, o que também alterou o calendário dos demais programas. E disso, por conta de a nota do exame ter demorado para ser divulgada, foi instituído que os estudantes poderiam utilizar suas notas de 2019.

ENEM deste ano já está confirmado

Entretanto, para este ano, uma prorrogação da prova talvez não aconteça. Até porque, por muitos meses foram discutidos se o teste deveria ou não ser adiado. O Ministério da Educação não gostou da ideia e confirmou o exame para os dias 21 e 28 de novembro, que são os últimos dois domingos do mês.

Sem falar que nos últimos dias também foi divulgado o período de inscrição, para quem deseja realizar a prova. Os estudantes que estão concluindo ou até mesmo já concluíram o ensino médio poderão se inscrever de 30 de junho, nesta quarta-feira, até o dia 14 de julho, às 23h59.

Como funcionam os programas que aceitam o ENEM

Com relação aos programas que aceitam o ENEM, falaremos um pouco mais sobre o modelo de cada um. Primeiramente, o SISU disponibiliza bolsas de estudo para apenas universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais, com base em sua nota.

O PROUNI 2021 segue basicamente o mesmo método deste, mas, suas oportunidades são destinadas exclusivamente para quem quer cursar em uma faculdade particular ou privada. E o FIES nada mais é que um programa de financiamento, para aqueles que estão pagando suas faculdades.

Como é a prova?

Com relação a como é a prova do ENEM, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao que pode cair na prova. Saiba que são dois dias diferentes de teste, e em ambos, são aplicadas 90 questões de múltipla escolha. No primeiro dia temos 45 perguntas de linguagens e mais 45 de ciências humanas. Enquanto que no segundo, são aplicadas mais 45 questões de matemática, além de ciências da natureza.

Vale a pena lembrar que no segundo dia há também uma redação. E parta poder participar das notas de corte, você deve ter um resultado superior a 450 pontos, e também não ter zerado em sua escrita. Caso não atenda aos dois requerimentos, então, já estará considerado automaticamente eliminado de participar dos programas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui