domingo, outubro 24, 2021

Carnaval 2021: feriado ou dia normal de trabalho?

O Carnaval 2021 será muito diferente do que foi em anos passados. Isso porque, devido a pandemia do Covid-19, todo o país e seu calendário foi modificado. Até porque, os desfiles, blocos de rua, e muitas das outras festas planejadas foram suspensas.

Com isso, a maioria das cidades do Brasil decidiu que os dias de carnaval serão de trabalho normal. E não mais feriado, ou ponto facultativo, como era de costume.

Carnaval 2021
Carnaval 2021

Pensando assim, separamos algumas informações importantes sobre este evento. E, principalmente, o que deverá acontecer com a população, em termos de folga ou trabalho.

Como será o Carnaval 2021?

Graças ao Corona vírus, basicamente todos os estados e cidades estão em estado de alerta. E com isso, toda a festividade tradicional do feriado está suspensa. Por falar em feriado, basicamente nenhuma empresa adotou a folga para seus funcionários.

Apenas as cidades de Porto Velho, Boa Vista, Maceió e Brasília adotaram o Carnaval 2021 como ponto facultativo. Ou seja, apenas nestes locais foi divulgado, de maneira oficial, folga para os trabalhadores.

Apesar disso, aconselhamos que verifique com sua companhia a disponibilidade de uma folga. Até porque, muitos chefes podem compreender a situação atual e favorecer seus funcionários. Então, tenha certeza de ir atrás desta informação.

Veja também: STF muda principal regra de revisão dos benefícios do INSS

Quarta-feira de Cinzas pós Carnaval 2021

Como é de costume, geralmente, a segunda-feira a e a terça-feira de Carnaval são feriados – com exceção de 2021, conforme citado anteriormente. E disso, vem a quarta-feira de cinzas, que para este ano, também se tornou ponto facultativo. Assim, apenas as cidades que foram divulgadas no tópico acima manterão o calendário normal.

As demais regiões do Brasil terão que ter os funcionários consultando suas respectivas empresas, para saber. Para bancos, entretanto, funcionará de um outro modo, cujo citaremos posteriormente, ainda neste artigo.

Quando é o Carnaval 2021?

Originalmente, o Carnaval 2021 estava previsto para a metade do mês de fevereiro. Mais precisamente, seriam considerados quatro dias de Carnaval, caindo do dia 13, no sábado, até o dia 16, na terça-feira.

E disso, a quarta-feira de cinzas tomaria parte no dia seguinte, na quarta-feira, 17. Apenas as regiões que estão em pontos facultativos manterão estas datas como feriados e pontos de folga para os trabalhadores.

As demais, terão todos estabelecimentos fechados, ou limitados, conforme for estabelecido pelo governo local. Lembrando que os decretos estão variando muito de estados e cidades. Então, é necessário verificar com a prefeitura de sua região, sobre em qual fase se encontra a área.

Veja também: Desconto do IPVA RJ não vai ser aplicado este ano

Expediente bancário no Carnaval 2021

Apesar do Carnaval 2021 não ser feriado e ponto facultativo em diversos estados, ele é, na verdade, feriado bancário em todo o Brasil. Ou seja, todas as agências bancárias e instituições financeiras não abrirão durante este período de quatro dias. Portanto, segunda-feira e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, os bancos não funcionarão.

Isso foi informado pela FEBRABAN, a Federação Brasileira de Bancos. No dia seguinte, na quarta-feira, tudo já voltará ao normal. Então, TEDs e DOCs feitas neste período serão compensados apenas no dia 17, enquanto que pagamento de boletos apenas no 18. Portanto, atente-se a estas datas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui