terça-feira, fevereiro 20, 2024

Carteira de Trabalho digital: O que é e como funciona

A carteira de trabalho digital é algo que chega para revolucionar a sociedade brasileira. Isso porque, desde 2019, ela já está em atividade pela internet, propondo uma experiência mais simples e veloz, não apenas para o trabalhador, mas como também por empresas. Disso, não será mais necessário que tenha que se locomover até um ambiente para que tenha que apresentar seus dados profissionais.

Com tudo digitalizado, as companhias estão a um simples clique de obterem todas as suas informações que já foram registradas. E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto, para sanarmos qualquer dúvida que possa existir.

Carteira de Trabalho digital

O que é a carteira de trabalho digital

Caso tenha dúvidas do que é a carteira de trabalho digital, ela é nada mais é do que o modelo da carteira de trabalho, porém, de modo online. E ela é utilizada puramente para documentar e comprovar uma relação empregatícia, entre o empregado e o profissional que está para ser assinado ou que já foi registrado.

Tal documento constará alguns dados como eu seu cargo, data de admissão, férias, qual é o salário atual que você recebe – além de aumentos caso tenha recebido – e diversas outras informações que ainda compõem a sua relação de emprego.

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Porque a carteira de trabalho digital foi criada?

A carteira de trabalho digital foi criada simplesmente para desburocratizar alguns processos, e disso, trazer mais liberdade para as empresas em todo o país. Até porque, deste modo, o governo consegue agilizar o acesso às informações trabalhistas. E disso, todas as companhias que utilizarem este procedimento poderão registrar seus funcionários de maneira mais rápida.

Tudo contribui para uma maior liberdade econômica. Lembrando que o aplicativo já existia desde 2017, entretanto, só foi oficializado e liberado em 2019, como uma alternativa a carteira física, com a sanção da Lei da Liberdade Econômica.

Sem limites de registro na carteira de trabalho digital

Uma das principais vantagens da carteira de trabalho digital é que nela não há limite de folhas para você poder efetuar registros. Diferentemente da carteira física, em papel. Muitos trabalhadores encontravam dificuldade com isso, quando acabavam os espaços de registros aceitos no documento.

E disso, tinham que se dirigir até um poupa tempo para solicitar uma segunda via do documento, totalmente em branco. Ou até mesmo em caso de perdas, furtos, ou deterioração da mesma, com o passar do tempo. Na digital não há este problema. Até porque, tudo ficará linkado aos seus documentos registrados no Governo Federal.

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Como conseguir o documento

Se você deseja obter a carteira de trabalho digital, mas não sabe como, é bastante simples. Para tal, tudo que precisará fazer é baixar o aplicativo da mesma, em seu aparelho celular. Este está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. E também é inteiramente gratuito.

Terá que fazer um cadastro utilizando todos os seus dados reais, como CPF, RG, e muitos outros. Não se preocupe quanto a segurança de suas informações, pois o aplicativo é desenvolvido pelo Governo Federal. E a chance de ter estes dados vazados é muito pequena. Lembre-se também de sempre ter bateria para poder acessar a carteira.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

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