quarta-feira, agosto 4, 2021

Carteira de vacinação digital SP: Saiba como obter o documento

Por conta da pandemia do Covid-19, os governos de diversos estados brasileiros estão buscando os melhores cenários possíveis para proteger sua população. No caso do Governo do Estado de São Paulo, já criaram a carteira de vacinação digital SP. A mesma conta com até três funcionalidades diferentes na campanha de imunização do vírus.

Por meio do aplicativo que foi desenvolvido para todos os sistemas operacionais móveis, os interessados podem consultar seu status de vacinação sem ao menos sair de casa. Lembrando que isso foi algo pensado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES), em parceria com a Prodesp.

carteira de vacinação digital SP

Funções da carteira de vacinação digital SP

Dentre todas as funções da carteira de vacinação digital SP, existem três pontos fundamentais na mesma. O primeiro deles é que a carteira digital servirá como comprovante de sua vacinação. Isso claro, para todos aqueles que não obtiveram a comprovação em papel, que geralmente é oferecido nos postos de saúde após a primeira dose.

Além disso, a ferramenta online também possibilita que o usuário efetue um pré-cadastro para a vacinação. Isso claro, se já não tiver um. Além de também ter acesso à validação de seu certificado de vacinação. Nos tempos atuais, ter um destes pode ser algo bastante importante.

Como acessar a carteira de vacinação digital SP

Caso você tenha interesse em acessar a carteira de vacinação digital SP, é muito simples. Para tal, terá que baixar o aplicativo do Poupatempo Digital. É por meio dele que a carteira estará disponível para a toda a população do estado de São Paulo. Disso, terá que efetuar um pequeno cadastro na plataforma, para poder ter acesso aos dados. Lembrando que tal carteira digital vem também com um QR Code. E neste, é possível comprovar todos os dados do cidadão, além da vacinação que foi realizada anteriormente. Hoje a mesma só computará a vacina do Covid-19, mas já serve como um projeto para o futuro, com relação a todas as vacinas.

O cadastro também pode ser feito por meio de um navegador, em seu computador. Basta acessar o endereço eletrônico a seguir: https://www.vacinaja.sp.gov.br/. Algo bem legal a respeito deste site é que além de permitir seu acesso a carteira de vacinação digital SP, ele também mostra outros dados muito interessantes. Como por exemplo, o vacinômetro. Nele, mostra quantas doses já foram aplicadas em todo o estado. Isso já dividindo em primeira e segunda dose. Além disso, é possível ver também a porcentagem de quantas pessoas em São Paulo já foram vacinadas. E claro, efetuar uma pesquisa em seu município.

Progressão da vacina

Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo tem publicado novos calendários para todo o restante da população que ainda não recebeu a vacina. Você pode verificar na carteira de vacinação digital quando poderá de fato receber a sua dose. Mas, saiba que existe certa volatilidade com relação aos prazos.

Até porque, nas últimas duas semanas, o governo modificou as datas duas vezes, antecipando em um mês um antigo período de vacinação que haviam divulgado. As redes sociais do governador João Dória costumam divulgar constantemente as datas, por exemplo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui