Início Trânsito Carteira digital de trânsito: Aprenda como gerar online

Carteira digital de trânsito: Aprenda como gerar online

0
34
carteira digital de trânsito
Carteira digital de trânsito: Aprenda como gerar online

Meio a pandemia do Covid-19, o Governo Federal e diversas entidades oficiais de muitos setores diferentes vêm pensando situações diferentes para criar novos projetos totalmente digitais para a população brasileira. Isso para facilitar a vida de todos, e principalmente de evitar aglomerações.

Um dos métodos novos que foi criado é a carteira digital de trânsito. Esta pode ser utilizada principalmente para quem esqueceu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou até mesmo os documentos do automóvel. Isso porque dentro da mesma, é possível encontrar ambas documentações, a apenas um toque, em seu aparelho celular. Falaremos mais sobre o assunto abaixo.

Como conseguir sua carteira digital de trânsito

Caso tenha interesse em obter a sua carteira digital de trânsito, o procedimento é muito simples. Primeiramente, no acesso inicial, vale a pena dizer que será necessário ter a sua habilitação física, para puxar o QR Code dela. Os modelos mais recentes de CNH já vêm com este código. Caso o seu não tenha é necessário renovar a mesma. Disso, acesse a loja de aplicativos de seu celular e baixe o aplicativo da carteira. O mesmo está disponível tanto para Androids, quanto para iPhones. E o melhor de tudo, o app é totalmente gratuito para o público.

carteira digital de trânsito
Carteira digital de trânsito: Aprenda como gerar online

Feito isso, acesse o aplicativo da CNH Digital e lhe será solicitado um login da plataforma gov.br. Caso ainda não tenha um, poderá se registrar na hora. Disso, você terá que alinhar a câmera de seu aparelho com o QR Code de sua CNH. Além disso, será necessário também tirar uma fot dentro do app. Isso para comparar as leituras faciais e até mesmo sua biometria, se seu aparelho tiver esta última opção. Então, seguindo o procedimento, terá que confirmar o CEP no qual teve seu documento emitido pelo DERAN. Feito isso, sua carteira digital de trânsito já estará totalmente cadastrada e pronta para ser utilizada, sem nenhuma complicação. Lembre-se, entretanto, de sempre carregar e ter bateria em seu celular. Caso contrário, poderá se encontrar em uma saia justa.

Carteira digital de trânsito: gerando documento do veículo

Depois de efetuar todos os procedimentos acima, já é possível ter acesso por completo da carteira digital de trânsito. E disso, também é possível gerar, de modo digital, os documentos de seu veículo. Para tal, você precisará ter em mãos alguns dados. Como por exemplo, o número de seu RENAVAM.

Este que fica disponível na parte de cima do documento físico. Além disso, é preciso também informar no aplicativo o código de segurança CRV. Este também é conhecido por ser o antigo DUT. E isso, de modo automático, o documento de seu automóvel será gerado.

Cuidados

Apesar de a carteira digital de trânsito ainda ser uma boa alternativa para os motoristas, é necessário que tenham certos cuidados. Como por exemplo ter sempre bateria em seu aparelho celular, ou ao menos um método de conseguir carregar o mesmo em seu automóvel.

Além disso, também tomar certos cuidados com ladrões de aparelhos. Quem puder também é aconselhável que sempre leve o documento físico consigo, pois isso evita algumas dores de cabeça. Em caso de furtos, é necessário sempre que efetue um BO.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui