quinta-feira, setembro 16, 2021

Certificado de Vacinação Online contra Covid-19: como emitir

Apesar de ainda estarmos no meio da pandemia do Covid-19, a cada dia que passa caminhamos a largos passos de retomarmos uma vida normal. Até porque, os casos de vacinação no país estão ganhando muita força, principalmente pelo fato de que quase todos os adultos do Brasil inteiro já receberam a primeira dose.

Disso, é possível emitir um certificado de vacinação online. Até para poder comprovar para empresas e demais que você está com a sua vacinação em dia. E isso é válido tanto para quem tomou apenas uma dose, quanto para quem já está com o calendário completo.

Como emitir o certificado de vacinação online

Para você emitir o seu certificado de vacinação online, é muito simples. Primeiramente, terá que entrar na plataforma do ConecteSUS Cidadão, no endereço eletrônico https://conectesus-paciente.saude.gov.br/. Disso, precisará fazer o login com seus dados cadastros na plataforma gov.br. Caso ainda não tenha um, poderá se registrar na hora, utilizando seus dados pessoais. Disso, clique na aba vacinas, que aparecerá um box com todos os seus dados sobre as doses recebidas. Quando o indivíduo em questão completou todo o processo vacinal, seu estado ou município informa à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). E disso, atualizam as informações na carteira de vacinação digital, para a emissão do certificado.

Certificado de Vacinação Online
Certificado de Vacinação Online contra Covid-19: como emitir

Lembrando ainda que o certificado de vacinação online pode ser emitido em PDF. E mais do que isso, ainda em três idiomas diferentes: português, inglês e espanhol. Isso serve para ajudar aqueles que precisam viajar internacionalmente. Além disso, ainda apresenta informações com dados cadastrais do vacinado.

Aqui é possível verificar informações sobre as dosagens das vacinas que foram administradas. Sem falar na data e horário da emissão do certificado. Isso sem falar nos próprios dados da autenticação. O mesmo é composto por um QRCode e um código de 16 dígitos. Tudo a fim de evitar fraudes e pessoas que não tomaram a vacina se passarem por completamente imunizadas.

Por que o certificado de vacinação online é importante?

Obter o certificado de vacinação online é importante de diversos pontos diferentes. O primeiro deles é que o mesmo poderá te ajudar a obter ou até mesmo manter seu emprego. Pois a maioria das empresas estão exigindo vacinações de seus funcionários, e quem se recusar a tal, poderá ser demitido.

Além disso, também te permite realizar viagens para o exterior, sem nenhum problema. Fora que isso também faz parte de uma grande questão moral, pois promover a vacinação no país deveria ser algo que todos os cidadãos deveriam fazer. Principalmente para ajudar ao combate do Covid-19 e seus casos mais graves, já que esses podem causar maior impacto nas contas do INSS 2021.

Vacinações ganham força no país

A fim de obterem o certificado de vacinação online, é importante ressaltar que os casos de vacinação contra covid no país estão ganhando cada vez mais força. Até porque, os idosos já estão recebendo suas segundas doses.

Juntamente, claro, com quem tem algum problema grave de saúde. Enquanto que os adultos já estão terminando de receberem suas primeiras doses no Brasil. E disso, passaremos para os adolescentes e também casos de criança, para que finalmente tenhamos todos imunes.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui