domingo, janeiro 23, 2022

Certificado ENCCEJA: Quem foi reprovado pode prestar de novo?

Nas últimas semanas, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) se tornou assunto novamente no país. Isso porque, o mesmo finalmente teve seu resultado divulgado, após quatro meses do exame ter sido realizado no Brasil. Disso, muitas pessoas agora estão correndo atrás de seus diplomas.

Sejam esses do ensino médio, ou até mesmo do ensino fundamental. Outro ponto é que muitas pessoas têm dúvidas a respeito se podem obter o seu certificado ENCCEJA em outra edição, considerando, claro, que prestaram a de 2021 e que foram reprovados. Isso na verdade é um assunto muito recorrente.

encceja
Certificado ENCCEJA: Quem foi reprovado pode prestar de novo?

ENCCEJA: é possível fazer outra prova?

Se você não foi aprovado na edição do ENCCEJA nesse ano, não se preocupe, pois não é o fim do mundo. Lembre-se que a participação no exame é totalmente voluntária e gratuita. E desse modo, é possível efetuar quantas participações quiser, no teste. Ou seja, não há nenhum limite de participações que tenha sido estipulado por parte do Governo Federal.

Então, isso significa que você poderá novamente fazer as provas que repetiu já no próximo ano. E nas que você teve um resultado positivo, sequer precisará prestá-las novamente. Isso te dá ainda mais tempo para estudar a disciplina que precisa.

Vantagens de fazer o ENCCEJA

Vale a pena dizer que existem diversas vantagens em realizar o ENCCEJA, caso esteja pensando a respeito. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, pode obter o tão sonhado certificado equivalente à certificação de uma escola regular
  2. Posteriormente, existem também documentos que são aceitos para a comprovação de conclusão em concursos e vestibulares de todo o país
  3. Disso, o conteúdo cobrado é apenas da etapa no qual o candidato participa
  4. A oportunidade de certificação é obtida apenas participando das provas e atingindo a nota mínima
  5. E por fim, pode encontrar melhores oportunidades de trabalho

Como estudar para o ENCCEJA?

Para os que não sabem, o ENCCEJA é uma prova que engloba muitas disciplinas diferentes. Tanto para os testes de ensino fundamental, quanto para os de ensino médio. E disso, se tem interesse em saber o que estudar para o mesmo, é muito simples.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a entidade responsável por administrar o exame, sempre divulga uma lista de materiais específicos para cada área. Tudo para poder ajudar os estudantes no que estudar. As apostilas ficam disponíveis no endereço eletrônico https://www.gov.br/.

Como consultar o resultado?

Para você poder consultar o resultado de seu ENCCEJA, é muito simples. Tudo que precisa fazer é retornar ao site oficial do INEP. Até porque, é lá que estão todos os resultados dos testes que foram feitos. E o que precisa é de um pequeno cadastro na plataforma gov.br, para acessar os mesmos.

Algo que não deve ser um problema, até porque, você efetuou o mesmo no momento de aplicar sua inscrição para o teste. Disso, basta informar o seu CPF na plataforma, e a senha cadastrada, que na próxima página já deverá aparecer todos os dados do participante. O inclui também o resultado final do teste.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui