O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas realizadas no Brasil, anualmente. Lembrando que a mesma é utilizada para todos aqueles que estão concluindo o ensino médio. E que estão querendo ingressar em uma instituição de ensino superior. Lembrando que existem, na atualidade, até três programas educacionais que utilizam a nota do teste.
E em toda edição, é necessário que haja algum certificador ENEM. Estes são os populares aplicadores da prova, que ficarão dentro das salas de aula, monitorando também os estudantes. Disso, existem algumas regras a serem cumpridas, principalmente para quem tem desejo em participar do evento como trabalhador.
Quem pode ser certificador ENEM?
Caso você esteja interessado em ser um certificador ENEM 2021, saiba que é necessário preencher alguns pré-requisitos. Estes foram estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Como por exemplo:
- Primeiramente, ser um servidor público do Poder Executivo Federal, e professor efetivo, em exercício das redes públicas de ensino. Desde que estas sejam estaduais ou municipais
- Posteriormente, tem também que possuir no mínimo uma formação de ensino médio
- Disso, não pode também estar inscrito na edição deste ano, para realizar o teste
- E por fim, também não é permitido ter um cônjuge, companheiro ou parente próximo que esteja inscrito na edição deste ano
Qual a remuneração de um certificador ENEM?
Um dos principais questionamentos dos interessados é saber o quanto um certificador ENEM recebe, se é que recebe algo. E na verdade, o mesmo é remunerado pelo dia no qual ele trabalhou. E como são dois dias diferentes de prova, previstas para novembro deste ano, então, o mesmo será pago por dois dias.
E cada dia sai no valor de R$ 360,00, para que fique desde uma hora antes da aplicação da prova, até o final da mesma, sendo menos de oito horas. Ou seja, ao todo, será pago uma quantia de R$ 720,00 para ser um dos que aplicam a prova para os estudantes.
Como se inscrever para ser um certificador ENEM?
Caso você tenha interesse em ser um certificador da prova do ENEM, é necessário, primeiramente acessar o portal dos certificadores. O mesmo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico http://certificadores.inep.gov.br/certificadores/. Disso, terá que escolher até três municípios ou sub-regiões possíveis.
Professores precisam também enviar uma declaração de docência. O mesmo precisa conter seu CPF, matrícula, cargo que ocupa, a qual secretaria da Educação está vinculado, o nome da escola que trabalha, turno, número de turmas e por fim sua carga horária.
ENEM presente em diversos programas
O que é um certificador ENEM não é a única informação que passaremos neste artigo. Na verdade, também falaremos mais a respeito dos programas educacionais que aceitam a nota do mesmo. O primeiro deles é o SISU, que oferece diversas bolsas de estudos para quem tiver tirado as melhores notas no teste.
Só que, este é destinado exclusivamente para universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais. O PROUNI 2021 também oferece bolsas, mas, estas são apenas para faculdades particulares. E por fim nós temos o FIES, que é um projeto de financiamento que visa pagar o valor de seu curso, e que você pague o mesmo após a conclusão deste.