quinta-feira, setembro 16, 2021

Certificador ENEM: inscrições abertas para edição 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas realizadas no Brasil, anualmente. Lembrando que a mesma é utilizada para todos aqueles que estão concluindo o ensino médio. E que estão querendo ingressar em uma instituição de ensino superior. Lembrando que existem, na atualidade, até três programas educacionais que utilizam a nota do teste.

E em toda edição, é necessário que haja algum certificador ENEM. Estes são os populares aplicadores da prova, que ficarão dentro das salas de aula, monitorando também os estudantes. Disso, existem algumas regras a serem cumpridas, principalmente para quem tem desejo em participar do evento como trabalhador.

Quem pode ser certificador ENEM?

Caso você esteja interessado em ser um certificador ENEM 2021, saiba que é necessário preencher alguns pré-requisitos. Estes foram estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Como por exemplo:

certificador enem
Certificador ENEM: inscrições abertas para edição 2021

  1. Primeiramente, ser um servidor público do Poder Executivo Federal, e professor efetivo, em exercício das redes públicas de ensino. Desde que estas sejam estaduais ou municipais
  2. Posteriormente, tem também que possuir no mínimo uma formação de ensino médio
  3. Disso, não pode também estar inscrito na edição deste ano, para realizar o teste
  4. E por fim, também não é permitido ter um cônjuge, companheiro ou parente próximo que esteja inscrito na edição deste ano

Qual a remuneração de um certificador ENEM?

Um dos principais questionamentos dos interessados é saber o quanto um certificador ENEM recebe, se é que recebe algo. E na verdade, o mesmo é remunerado pelo dia no qual ele trabalhou. E como são dois dias diferentes de prova, previstas para novembro deste ano, então, o mesmo será pago por dois dias.

E cada dia sai no valor de R$ 360,00, para que fique desde uma hora antes da aplicação da prova, até o final da mesma, sendo menos de oito horas. Ou seja, ao todo, será pago uma quantia de R$ 720,00 para ser um dos que aplicam a prova para os estudantes.

Como se inscrever para ser um certificador ENEM?

Caso você tenha interesse em ser um certificador da prova do ENEM, é necessário, primeiramente acessar o portal dos certificadores. O mesmo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico http://certificadores.inep.gov.br/certificadores/. Disso, terá que escolher até três municípios ou sub-regiões possíveis.

Professores precisam também enviar uma declaração de docência. O mesmo precisa conter seu CPF, matrícula, cargo que ocupa, a qual secretaria da Educação está vinculado, o nome da escola que trabalha, turno, número de turmas e por fim sua carga horária.

ENEM presente em diversos programas

O que é um certificador ENEM não é a única informação que passaremos neste artigo. Na verdade, também falaremos mais a respeito dos programas educacionais que aceitam a nota do mesmo. O primeiro deles é o SISU, que oferece diversas bolsas de estudos para quem tiver tirado as melhores notas no teste.

Só que, este é destinado exclusivamente para universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais. O PROUNI 2021 também oferece bolsas, mas, estas são apenas para faculdades particulares. E por fim nós temos o FIES, que é um projeto de financiamento que visa pagar o valor de seu curso, e que você pague o mesmo após a conclusão deste.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui