sexta-feira, dezembro 3, 2021

CNH atrasada: Saiba como renovar a carteira antes do fim do ano

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes gerados no Brasil. O mesmo é responsável por legalizar todos os futuros motoristas do país, para que possam andar livremente sobre as ruas do país. Isso para automóveis, caminhões e até mesmo motocicletas, dependendo do tipo de habilitação que solicitar.

Existem muitos casos de que a CNH atrasada ocorre, porque os motoristas não renovaram a mesma, após o prazo de vencimento. E nesta situação, existem diferentes cenários que podem ocorrer. E neste artigo, estaremos explicando todos esses abaixo. Principalmente com o que você pode fazer a respeito.

CNH atrasada: informações

A CNH atrasada ocorre porque o documento de habilitação do motorista brasileiro expirou sua data de validade. E disso, se torna contra lei com que cada um deles volte a dirigir nas ruas, até que a documentação seja regularizada.

CNH atrasada
CNH atrasada: saiba como renovar a carteira antes do fim do ano

Disso, tal renovação precisa perfeita para que o mesmo não perca seu direito de dirigir, e principalmente para que não venha a ser multado no futuro próximo. Vale a pena destacar que após o vencimento da CNH, o documento ainda é válido por 30 dias, dando aos motoristas o prazo ideal para que possam agilizar a sua nova documentação. Isso é algo que poucos sabem.

Aproveite para conferir: CNH Social abre mais de 25 mil vagas no Ceará

CNH atrasada: como fazer a renovação?

Se você deseja fazer a sua renovação da CNH atrasada, é muito simples. Primeiramente, é obrigatório que você faça novamente o exame toxicológico. Esse é exigido de todos os motoristas profissionais, que tenham a CNH tipo C, D e E. E disso, precisa ser realizado exclusivamente em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). E disso, o mesmo é enviado diretamente para o Departamento de Trânsito (DETRAN) de seu estado. Motoristas que exercem atividade remunerada, que envolva transporte de pessoas ou bens, que precisam realizar o exame psicotécnico.

Depois dessa etapa, é necessário que você efetue o preenchimento de um formulário de renovação no site do DETRAN. E disso, que faça o agendamento para o atendimento presencial, para poder gerar a renovação de sua CNH atrasada. Uma recomendação muito interessante que a entidade de trânsito no Brasil dá é a de guardar ou imprimir o protocolo que você gerou, com todas as informações de agendamento, e apresentar no dia escolhido. Isso serve para economizar tempo, tanto seu, quanto dos funcionários da empresa. Até para não terem que ficar pesquisando todos os seus dados no guichê, que é algo que pode se tornar um processo extremamente lento.

Leia mais: Goiás disponibiliza CNH gratuitas

Documentos necessários

Disso, no dia agendado, é necessário também apresentar uma grande leva de documentos, para ter sua CNH atrasada renovada. Esses incluem as versões originais e cópias de alguns documentos como seu RG, seu CPF e sua CNH, claro. Além disso, também precisará levar um comprovante de residência original atualizado.

Continue lendo: CNH Social ganha popularidade no Brasil

E por atualizado, entenda-se de no máximo três meses de distância da data do agendamento. São classificados como comprovantes de residência algumas contas de água, de energia elétrica, de internet, de telefone, ou até mesmo o IPTU. Este que é um dos diversos impostos que são cobrados no Brasil, anualmente, sempre nos primeiros meses de cada ano.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui