quarta-feira, julho 6, 2022

CNH Digital: Conheça quais as vantagens de tirar o documento virtual

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos principais documentos que são gerados no Brasil, diariamente. É por meio desses que motoristas são habilitados e liberados, por lei, a conduzirem seus automóveis nas ruas de todo o país. E sair por aí sem o mesmo é crime, passível até mesmo de prisão.

Na verdade, visando gerar mais habilitações para a população, o Governo Federal está até mesmo incentivando que as pessoas utilizem o CNH Digital. O mesmo funciona como a versão online de seu documento, que pode ser baixada, por exemplo, em seu celular. Pois, dessa maneira, caso esqueça ou tenha perdido o seu documento físico, ainda possa utilizá-lo.

Benefícios da CNH Digital

O aplicativo da CNH Digital tem justamente esse objetivo: o de promover uma facilidade de acesso ao seu documento. Em caso de ser parado por uma blitz policial, por exemplo, ou precisar apresentar um documento de identidade, pode utilizar o mesmo. Ele serve para substituir o modelo físico, em papel, exatamente para esses casos.

CNH Digital: Conheça quais as vantagens de tirar o documento virtual

Ou para quem preferir, pode utilizar apenas o mesmo. Mas, claro, lembre-se sempre que deverá ter bateria em seu aparelho. Caso contrário, pode passar por maus bocados, principalmente se for parado por uma autoridade.

Como cadastrar a CNH Digital

Para você cadastrar a sua CNH Digital, o procedimento para tal é muito simples. Primeiramente, é necessário que você ainda tenha o seu documento físico, e que pegue o QR Code disponível no verso do mesmo.

Disso, você terá que abrir a loja de seu aparelho celular, seja ela a Google Play, para sistema operacional Android, ou até mesmo para a Apple Store, em iPhones. O mesmo é totalmente gratuito. Então, precisará também se registrar na plataforma oficial do DENATRAN. Essa que está disponível no endereço eletrônico https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/. O cadastro só pode ser feito no mesmo.

Lembre-se que nessa plataforma é necessário apresentar o seu CPF, e-mail, data de nascimento e senha. Você também receberá a confirmação por meio de seu endereço eletrônico informado. Feito isso, retorne ao aplicativo da CNH Digital. Aqui terá que informar o CEP que consta em seu cadastro, e também, escanear aquele QR Code que está no verso de sua CNH, que separamos anteriormente.

Disso, será também necessário que tire uma selfie de seu próprio rosto, apenas para garantirem que é você mesmo. Então, terá que criar uma senha numérica de 4 dígitos, o popular PIN, para garantir seu acesso. Basta confirmar tudo isso e pronto, já terá acesso ao documento.

Levar habilitação normal é recomendado

Apesar da CNH Digital apresentar exatamente as mesmas funções do que o CNH comum, e até mesmo algumas extras, ainda é aconselhável que carregue com si o documento físico de sua habilitação. Isso para casos que você fique sem bateria em seu aparelho, ou até mesmo se tiver o celular roubado, por exemplo.

Assim, não ficaria completamente sem a identificação e habilitação. Sem falar também que existem alguns casos de policiais e estabelecimentos que ainda não possuem as máquinas e equipamentos corretos para que possam checar a veracidade de suas informações, por exemplo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile