quinta-feira, setembro 23, 2021

CNH e CPF Digital: Como emitir documentos pelo site da Receita Federal

Por conta da pandemia do Covid-19, o Governo Federal se viu obrigado a adaptar em diversos cenários. E um destes foi a criação de documentos totalmente online, como é o caso da CNH e CPF digital. No caso, ambos podem substituir o documento físico, em papel, desde que claro, o mesmo esteja legal.

E para fazer a emissão destes seus documentos, é bastante simples. Na verdade, até separamos neste artigo alguns dados a este respeito, para te auxiliar com isso, caso queira solicitar a sua via digital. Portanto, não perca nenhuma das informações que repassaremos.

CNH e CPF Digital

Como emitir a CNH e CPF digital

Caso você tenha interesse em emitir a sua CNH e CPF digital, é bastante simples. Primeiramente, começando pelo CPF, é necessário que entre no site oficial da Receita Federal, na parte da documentação, no seguinte endereço eletrônico: o https://www.servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp. Feito isso, terá que preencher um formulário com todas suas informações básicas. Como por exemplo, seu nome completo, data de nascimento, título de eleitor, gênero naturalidade e até mesmo o nome de sua mãe. Feito isso, basta enviar os dados na plataforma para que lhe seja gerado seu novo documento digital. É um procedimento extremamente fácil, que qualquer um pode fazer.

Agora com relação a parte da carteira de habilitação, na CNH e CPF digital, o procedimento é completamente diferente. Primeiramente, terá que baixar o aplicativo da CNH digital em seu aparelho celular. Posteriormente, faça o login utilizando seus dados cadastrados na plataforma gov.br. Feito isso, concorde com todos os termos. Dentro do menu principal, deverá apertar em habilitações, para poder cadastrar o seu documento. Na tela seguinte, será necessário que você efetue o download de sua habilitação. Disso, terá também que efetuar uma validação digital, seja por meio do portal do DETRAN ou do DENATRAN. Basta tirar uma selfie, e depois escanear o código QR que vem em seu documento físico, e pronto.

Preço para a emissão da CNH e CPF digital

Caso você tenha interesse em saber o valor da emissão da CNH e CPF digital, não se preocupe com isso. Até porque, ambos procedimentos são totalmente gratuitos, o que significa que você não pagará absolutamente nada por criar a via digital.

Na verdade, esta é uma tendência que está se tornando bastante comum. Como por exemplo, até mesmo modelos da carteira de trabalho também estão sendo disponibilizados de maneira totalmente digital, para os brasileiros.

Porque este procedimento foi criado?

A emissão da CNH e CPF digital está sendo considerada, primeiramente, por conta da pandemia do Covid-19. Deste modo, as pessoas podem ter uma via legal de seus documentos, sem precisar do seu papel físico para tal. E assim, evitam aglomerações em poupa tempos ou instituições responsáveis por gerar novas vias, por terem a possibilidade de conseguirem os documentos em seus aparelhos celulares.

Mas, lembre-se que uma grande recomendação é a de que você sempre tenha bateria suficiente em seu aparelho. Ou que ao menos leve um carregador com você. Pois caso seja abordado por policiais, por exemplo, e estiver sem o papel, poderá utilizar o seu celular para mostrar seus dados.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui