quinta-feira, setembro 16, 2021

CNH Popular CE oferecerá 20 mil habilitações gratuitas

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento gerado no Brasil. O mesmo serve para autorizar e habilitar condutores de automóveis em todo o país. Sem este, não é permitido que você conduza um carro, motocicleta ou caminhão, dentro das leis. Constantemente, muitas regiões abrem programas sociais para distribuir o mesmo de modo totalmente gratuito.

Até porque, o processo para obtenção deste costuma ser um pouco caro. O Governo do Estado do Ceará é um destes, que anunciou que estará retomando o programa Carteira de Motorista Popular. Este que também é conhecido por CNH Popular CE, e disso, ajudará a emitir 20 mil CNHs, de modo totalmente gratuito.

Mais informações sobre o CNH Popular CE

Vale a pena citar que o programa CNH Popular CE foi criado ainda no ano de 2009, há mais de dez anos atrás. Disso, o objetivo principal do projeto era garantir o acesso à primeira carteira de habilitação para pessoas de baixa renda a região cearense. E desde então, foram estabelecidas duas categorias diferentes no programa.

cnh popular ce
CNH Popular CE oferecerá 20 mil habilitações gratuitas

Estas eram a A, para motocicletas, e a B, para automóveis. Lembrando que aqueles que fizeram os exames para a categoria A, ainda receberam um capacete por parte do Governo do Estado. Ao todo, o programa já forneceu habilitações totalmente gratuitas para cerca de 139 mil pessoas, em todo o estado.

Leia também: DETRAN da Bahia libera prazos para novas renovações

Quando e como se inscrever para o CNH Popular CE

Ainda no último dia do mês de agosto, o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, confirmou o retorno do programa CNH Popular CE para este ano. E, na última edição que foi realizado, ofereceu cerca de 10 mil documentos gratuitos. Entretanto, Camilo também afirmou que para este ano serão 20 mil de CNHs geradas e renovadas. Mas, apesar disso, ainda não temos uma data específica para tal. Até porque, o governo cearense ainda precisa listar um período oficial para os exames.

Sem falar onde ir, caso seja presencial os exames teóricos, ou se poderão fazer de forma remota. Isso por conta da pandemia do Covid-19, para evitar aglomerações e contágios do vírus. Sem falar que o processo seletivo e de inscrição para o CNH Popular CE ainda não está aberto. O governo precisa abrir uma plataforma oficial para tal, ou ao menos indicar alguma que já esteja em funcionamento, para que a população possa efetuar o acesso. Portanto, é necessário aguardar a divulgação destas informações.

Acompanhe ainda: DETRAN de São Paulo divulga números sobre habilitação online

Punições envolvendo a CNH

Já que estamos falando sobre a CNH Popular CE, é necessário também explicar alguns dados referentes a habilitação. Como por exemplo, é proibido por lei que você conduza um automóvel sem os documentos do mesmo, e sem ter a liberação por meio do documento da CNH. Até mesmo para quem está com a habilitação vencida.

Veja também: DETRAN do Amapá volta a ter provas práticas

No caso, existem algumas multas e punições que podem ser aplicadas na pessoa em questão. Como por exemplo, pode perder o documento para os oficiais de trânsito. Disso, ainda pode ser multado, com uma cobrança de R$ 293,47 por conta das infrações. E no pior cenário, ainda pode ter o seu veículo retido, dependendo da situação ou da gravidade da infração que tenha cometido.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui