segunda-feira, outubro 25, 2021

CNH Social abre 10 mil vagas; veja como se inscrever

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos principais documentos existentes no Brasil. O mesmo serve para afirmar que a população brasileira está apta a conduzir automóveis, motocicletas e até mesmo veículos de carga por todo o país. E que sem este, você estará indo contra a legislação do país.

Apesar disso, obter tal documento costuma ser um procedimento de custo muito elevado. E pensando nisso, diversos estados e órgãos oficiais de trânsito pensam em alguns programas sociais. O estado do Pará, por exemplo, com o DETRAN-PA, já está desenvolvendo o CNH Social. Este é um projeto que visa gerar as habilitações aos interessados de modo totalmente gratuito.

Informações sobre a CNH Social

Falando um pouco mais sobre esta edição da CNH Social, saiba que o DETRAN-PA está oferecendo cerca de 5.010 vagas. Todas voltadas exclusivamente para a parte de baixa renda da população.

cnh social
CNH Social abre 10 mil vagas; veja como se inscrever

O objetivo do programa social é que garanta o acesso a primeira habilitação nas categorias A ou B. Ou então, a mudança da B para a D. Mas, saiba que este projeto não servirá para renovações de quem já possui o documento. Ele servirá para auxiliar a formar novos motoristas, de uma maneira totalmente gratuita.

Como se inscrever no CNH Social?

Caso você tenha interesse em se inscrever no CNH Social, o procedimento para tal é bastante simples. Primeiramente, saiba que as inscrições estão sendo feitas por meio do site do DETRAN-PA, até o dia 18 de outubro. Após este período, não será mais possível se registrar. E saiba que também não deve pagar nenhuma taxa, pois o procedimento é totalmente gratuito. Na verdade, receberá isenção de todas as taxas, como o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. Sem falar que também poderá agendar as provas teóricas e práticas a custo zero.

Além disso, cada participante que seja inscrito e aprovado do programa do CNH Social, também terá direito a isenção de pagamentos dos exames médicos e psicológicos. E, além disso, ainda poderá participar de todos os cursos teóricos, de legislação, e também das aulas práticas. E caso seja reprovado em algum exame, não se preocupe, pois ainda terá direito a realizar até três retestes. Portanto, poderá ficar mais tranquilo quanto a isso. Agora, para poder efetuar sua inscrição, acesse o portal oficial da entidade, no endereço eletrônico https://www.detran.pa.gov.br/index_.php/. Disso, basta efetuar um cadastro com todos os seus dados pessoais e se inscrever.

Outro projeto criado

Vale a pena lembrar que este não foi o único benefício criado pelo Governo do Estado do Pará. Na verdade, em parceria com o Detran-PA, anunciaram também a criação do Programa CNH Social Pai D’égua. Até porque, com a busca de qualificar, formar e habilitar jovens de baixa renda em toda a região paraense, por que não também colocar um foco maior na inclusão social e geração de emprego.

Com isso, mais pessoas podem acabar recebendo uma oportunidade profissional, que envolvam principalmente a utilização da Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, se é a situação, pode acabar saindo com duas grandes notícias.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui