segunda-feira, outubro 25, 2021

CNH Social DF 2021: Como se inscrever no programa de habilitação gratuita

A CNH Social DF 2021 começou a ser oferecida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF). Ao todo, são pouco mais de 5 mil carteiras de motoristas que estão sendo totalmente bancadas pela entidade. Ou seja, quem conseguir uma destas, não pagará nada para conseguir sua habilitação para dirigir automóveis.

Com isso em mente, escrevemos neste artigo algumas informações cruciais sobre o programa, e também, sobre o documento em si. Desde como ele funciona, sua validade, a como você pode estar solicitando ao seu. Lembrando que no caso da CNH Social, a mesma tem um prazo de inscrição mais curto.

O que é a CNH Social DF

A CNH Social DF é um programa conhecido como Primeira Habilitação Para o Transporte. E claro, como a sigla indica, é totalmente voltado para o Distrito Federal, eventualmente. Lembrando que, além de servir apenas a região federativa do Brasil, também é para um pequeno grupo de pessoas Este na verdade é para os jovens de baixa renda, com um propósito único, decerto.

O de ampliar a empregabilidade e qualifica-los para ingresso no mercado de trabalho, certamente. Até porque, tendo habilitação e sabendo dirigir, é possível entrar no setor de transportes, por exemplo.

Continue lendo: IPVA 2021 SP: o que é e quando deve pagar seu imposto

Exigências pelo Projeto Cidadão Habilitado

Existem dois modos de participar do programa CNH Social DF. O primeiro deles é por meio do Projeto Cidadão Habilitado. Disso, terá que cumprir os seguintes requerimentos:

  1. Primeiramente, ter mais de 18 anos de idade, e estar inscrito no Cadastro Único. Isso claro, para programas sociais do governo federal
  2. Posteriormente, morar no Distrito Federal há pelo menos dois anos
  3. Apresentar seu CPF e RG
  4. E não ter nenhuma penalidade ou infração de trânsito grave, nos últimos 12 meses anteriores a esta solicitação de inscrição

Exigências pelo Estudante Habilitado

Já pelo Projeto Estudante Habilitado, a lista de exigências é completamente diferente, para conseguir participar do CNH Social DF. Segue:

  1. Ter entre 18 e 25 anos de idade
  2. Posteriormente, estar inscrito no Cadastro Único, voltado para programas sociais do governo
  3. Estar inscrito ou ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
  4. Estar cursando ou já ter concluído os últimos três anos do ensino médio. Isso claro, totalmente em redes públicas. No caso das privadas, é preciso que tenha sido bolsista. Lembrando que precisa ter isso comprovado pelo Ministério da Educação (MEC)
  5. Morar no Distrito Federal há pelo menos dois anos
  6. Não possuir nenhuma penalidade ou infração grave de trânsito nos últimos 12 meses
  7. Ser penalmente imputável e não estar judicialmente impedido de solicitar sua CNH
  8. Ter seu CPF e RG para apresentar

Leia mais: MEI 2021: Quais as opções de empréstimo para financiar o seu negócio

Como se inscrever no CNH Social DF

Caso cumpra todos os requisitos listados acima, o próximo passo para você é se inscrever no programa. Siga abaixo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do Detran do Distrito Federal
  2. Depois, clique em inscrições CNH Social
  3. Agora, procure o local de inscrição, preencha todos os formulários com seus dados pessoais e envie
  4. Feito isso, tudo que precisará fazer é aguardar a análise da entidade de trânsito, para saber a sua disponibilidade no programa
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui