quinta-feira, setembro 23, 2021

Comprovante de vacinação: Aprenda como tirar pelo Conecte SUS

O quadro de vacinação no Brasil é algo que está aumentando exponencialmente a cada dia que passa. Isso porque, cada vez mais pessoas têm conseguido tomar a sua primeira dose. Enquanto que outras já estão até mesmo tomando a segunda. Disso, muitos estabelecimentos, e principalmente empresas, estão solicitando um comprovante de vacinação.

Este para comprovar que os cidadãos estão devidamente imunizados, e que não terão muitos problemas, principalmente de contágio, caso adquiram o Covid-19. Na verdade, muitas companhias estão até mesmo dispensando funcionários que não cumpram com estas pequenas exigências. Tudo para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Como conseguir o comprovante de vacinação?

Para conseguir obter o seu comprovante de vacinação, é bastante simples. O procedimento pode ser feito de modo totalmente online, no site oficial e aplicativo do ConecteSUS. Na verdade, a pessoa tem opção até de gerar um arquivo PDF do documento, que é válido por 12 meses. Para tal, primeiramente, acesse a plataforma. Para navegadores, o endereço eletrônico é o https://conectesus.saude.gov.br/home/. Disso, clique na aba vacinas, dentro do sistema. Depois, existe um pequeno box com todas as informações do fabricante. Estas variam com o nome, lote, e data das aplicações das doses.

certificado nacional de vacinação
ConecteSUS disponibiliza Certificado Nacional de Vacinação por app

Na sequência, lhe será disponibilizado um certificado de vacinação. Este que só aparece para quem completou o esquema vacinal. Ou seja, o documento só será gerado para aqueles que já tiveram as duas doses aplicadas. Disso, o documento também tem informações do cidadão em diversos idiomas diferentes. Como por exemplo o português, o inglês e o espanhol. Isso para poder atender a pedido de outros países. Caso tenha interesse em emitir o certificado em outro idioma, basta clicar nas bandeiras no topo de cada página. Disso, o sistema alterna automaticamente a versão. Você pode retirar os três tipos diferentes, caso deseje.

Veja também: Dose de reforço da vacina começa a ser aplicada em SP

Cadastro para o comprovante de vacinação

Antes de poder realizar estes procedimentos, é necessário, primeiramente, efetuar um cadastro na plataforma do Governo Federal. Isso por meio do endereço gov.br. Mas, não se preocupe, pois na hora de gerar os seus dados, você será direcionado para este sistema, automaticamente.

Disso, é necessário utilizar o seu CPF, e também, inserir um e-mail válido para que o governo possa entrar em contato com você. Ou então, pode fazer todo o cadastramento diretamente no aplicativo. Lembre-se de sempre colocar dados reais, caso contrário, poderá se complicar futuramente. Principalmente com entidades oficiais de outros países, caso esteja pensando em visitar.

Continue lendo: 3ª dose da vacinação inicia esse mês; saiba quem deve tomar

Mais funções disponíveis

A plataforma do SUS possui muitas outras funções além da emissão do comprovante de vacinação. Lembrando que todo o sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde. E disso, oferece também os resultados de alguns exames laboratoriais de Covid-19, que possam ser realizados.

Além disso, disponibiliza medicamentos da Farmácia Popular, registros de doações de sangue, e principalmente acompanhamentos da posição na fila de transplantes. Isso claro, caso você tenha solicitado algum, para o Governo Federal. Lembrando que para todos os procedimentos listados acima é necessário que você esteja cadastrado no sistema. Isso por meio da plataforma gov.br, utilizando o seu CPF e alguns outros dados pessoais também.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui