quinta-feira, setembro 23, 2021

Concurso INSS 2021/2022: Instituto solicita abertura para 10 mil vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e por efetuar os pagamentos dos benefícios atrelados a contribuição da previdência social. Entretanto, isso não é tudo que a organização faz.

Na verdade, constantemente divulgam algum concurso INSS, oferecendo muitas vagas de emprego. E este é o caso que trataremos neste artigo. Até porque, a empresa recentemente abriu um edital com mais de 10 mil vagas. E aqui, estaremos explicando mais a respeito das vagas, e como quem tem interesse poderá efetuar o seu cadastro.

Concurso INSS: remunerações

Segundo foi divulgado pela entidade do Governo Federal, existirão diversas remunerações no concurso INSS. No caso, a inicial, destinada apenas para técnicos, é de R$ 5.186,79. A segunda, feita para analistas, é de R$ 7.659,87, para analistas. Ao todo, temos um déficit atua de 22 mil servidores públicos, sendo que destes, 20.309 são técnicos, e apenas 2.372 são analistas.

Ainda não sabemos qual será a distribuição exata das vagas que estão sendo disponibilizadas. Mas, em breve, a empresa deverá vir a público para dar uma informação mais concreta a respeito disso. Fique ligado nas redes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social.

Concurso INSS ficará disponível apenas para 2022?

O concurso INSS ainda não tem uma data concreta para acontecer. Isso porque, a entidade do Governo Federal ainda está estudando o número de vagas a serem oferecidas. Sem falar que isso ainda precisa ser revisto pela presidência, até para ter mais possibilidades de autorização da pasta da Economia.

Disso, o INSS espera que o planejamento de recursos humanos fique pronto de médio a longo prazo. E com isso, a abertura do concurso público seria realizada apenas a partir de 2022. O órgão confirma que solicitou o pedido do concurso, para preenchimento com 10 mil vagas. Agora, resta aguardar qual será a decisão do governo.

Último concurso INSS aberto

O concurso INSS costuma ser extremamente disputado, principalmente para quem tem interesse em obter o emprego. E, vale a pena dizer, que tais oportunidades são um pouco quanto raras, por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até porque, o último concurso que a entidade abriu foi em 2015, para técnicos e analistas.

E disso, apenas 950 vagas foram oferecidas, sendo que destas, 800 eram para técnicos e 150 para analistas. Sem falar que ao todo, tivemos quase 1,1 milhão de candidatos inscritos, naquela época. Agora, que deveremos ter aproximadamente 10 mil vagas em aberto, tal número de registros deve aumentar significativamente.

Vagas para o país inteiro

Outra informação muito importante para você, que tem interesse no concurso INSS, é que o mesmo não é estipulado por região. Na verdade, vagas são abertas para todas as regiões do país.

Se você for aprovado, então, será direcionado para uma das unidades mais próximas de sua residência, isso claro, se tiverem necessitando de profissionais. O ideal aqui é que você tenha disponibilidade para poder viajar, e até mesmo trabalhar em outros locais do país, se possível. Mas, caso não tenha, isso não deverá lhe custar sua vaga.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui