quinta-feira, setembro 16, 2021

ConecteSUS disponibiliza Certificado Nacional de Vacinação por app

Os casos de vacinação no Brasil estão aumentando exponencialmente, a cada semana. Até porque, boa parte dos adultos já receberam ou estão para receber a primeira dose imunizante contra o Covid-19. E disso, muitas empresas e até mesmo estabelecimentos estão cobrando que as pessoas estejam vacinadas, para poderem trabalhar ou até mesmo acessar um tipo de comércio.

Disso, é necessário que você apresente o seu Certificado Nacional de Vacinação. Até para comprovar que de fato recebeu sua imunização contra o coronavírus. E o melhor de tudo, é que hoje é possível efetuar tal emissão de maneira totalmente digital. Isso por meio do site ou aplicativo do ConecteSUS.

Regulação internacional do Certificado Nacional de Vacinação

Vale a pena lembrar que ainda não existe uma regulação internacional a respeito do Certificado Nacional de Vacinação. Mas, alguns países já aceitam o documento do Brasil para comprovar a imunização. Lembrando que o mesmo pode ser obtido em português, inglês e até mesmo espanhol.

certificado nacional de vacinação
ConecteSUS disponibiliza Certificado Nacional de Vacinação por app

E nele contém informações sobre a pessoa vacinada e quantas doses foram aplicadas nela. Sem falar também de códigos de autenticação, até para ser garantido a veracidade do documento. Para quem quer o modelo impresso do documento, o mesmo também pode ser solicitado para impressão, sem nenhum problema.

Confira também: Vacinação de adolescentes é liberada

Atualização do Certificado Nacional de Vacinação

Vale a pena lembrar que após cada cidadão receber a sua segunda dose, ou até mesmo a dose única, o estado ou município onde ela está localizada precisa informar à Rede Nacional de Dados em Saúde. Então, todos estes dados, além dos demais que citamos no parágrafo de cima, foram atualizadas na Carteira de Vacinação Digital.

E dentro dela, você tem liberado um campo para a emissão do Certificado Nacional de Vacinação. O mesmo pode ser aceito em qualquer lugar do Brasil, e também, pelas empresas que estão exigindo tal documento. Isso para recém-contratados ou até mesmo para os funcionários já existentes.

Como acessar o Certificado Nacional de Vacinação?

Para acessar o Certificado Nacional de Vacinação é muito simples. Primeiramente, é necessário entrar no ConecteSUS. Tal plataforma está disponível tanto para nevagador, quanto para aparelhos celulares, em aplicativo. Este funciona em Androids e também em modelos da Apple, o iPhone.

Pela internet, o site da vacinação a ser digitado no navegador é o https://www.conectesus.saude.gov.br/. Disso, é necessário efetuar o login plataforma utilizando seu cadastro da plataforma gov.br. Caso ainda não tenha um, poderá se registrar na hora, utilizando seu CPF e também alguns outros dados pessoais seu.

Mais informações sobre

O Ministério da Saúde também já falou mais alguns dados a respeito do Certificado Nacional de Vacinação. Este é um dos diversos serviços que foram digitalizados por parte do Governo Federal. Segundo o ministério, mais de três mil modelos já foram transformados do papel para o digital.

Sendo que destes, 800 durante a pandemia do Covid-19. Portanto, a cada dia que passa a expectativa é de que cada vez mais certificados digitais sejam distribuídos para a população. E que, na verdade, isso se torne uma tendência em todo o país no futuro próximo. Lembrando que os documentos vêm todos em formato de PDF.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui